SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO" "resumo" => "O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO PRÁTICO, CIÊNCIAS., QUÍMICA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5730_28082020215818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mariocarter1294@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "5f5bc5d313bb7_11092020_154539.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 886 "inscrito_id" => 5730 "titulo" => "SEARA DA CIÊNCIA: ENSINO PRÁTICO DE QUÍMICA EM FOCO" "resumo" => "O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO PRÁTICO, CIÊNCIAS., QUÍMICA, INSTRUMENTO PEDAGÓGICO., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID5730_28082020215818.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO MÁRIO CARNEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRIO" "autor_email" => "mariocarter1294@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "5f5bc5d313bb7_11092020_154539.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }