O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS (PISA) APRESENTOU NA SUA PENÚLTIMA EDIÇÃO, NO ANO DE 2015, A AGRAVANTE SITUAÇÃO NO QUE SE REFERE A HABILIDADE DO ALUNO DE ENTENDER METODOLOGIAS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS, BEM COMO DE INTERPRETAR EVIDÊNCIAS CIENTIFICAMENTE E CHEGAR A CONCLUSÕES A PARTIR DELAS. E A AVALIAÇÃO FEITA EM 2018, EM PARALELO AOS RESULTADOS DA EDIÇÃO DE 2015, APRESENTA ESTAGNAÇÃO. ESSA ESTAGNAÇÃO PODE SER EXPLICADA POR DIVERSOS FATORES QUE ACOMETEM A QUALIDADE DO ENSINO BRASILEIRO. COMPREENDEMOS A NECESSIDADE DE O ESTUDANTE POSSUIR CONHECIMENTO CIENTIFICO E COMPREENSÃO DE SUAS REPERCUSSÕES SOCIAIS. DESTE MODO, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO PEDAGÓGICO QUE PODE FAVORECER NOSSO ENTENDIMENTO DA APLICABILIDADE DO CONHECIMENTO E NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS E FENÔMENOS CIENTÍFICOS. ASSIM SENDO, ESTE ESTUDO OBJETIVA RESSALTAR A RELEVÂNCIA DESSE INSTRUMENTO PEDAGÓGICO PARA A PROMOÇÃO DOS ESTUDANTES BRASILEIROS. UTILIZAMOS COMO MÉTODO A PESQUISA DE CAMPO, DE MODO A AVERIGUAR O ENSINO PRATICO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES NO CURSO DE QUÍMICA DA SEARA DA CIÊNCIA, TOMANDO NOTA SOBRE A DINÂMICA DA SALA DE AULA E SE APROXIMANDO DO MATERIAL UTILIZADO NO CURSO EM QUESTÃO, OBTIVEMOS RESULTADOS QUE APRESENTAM A EFICIÊNCIA DO ENSINO PRATICO DE QUÍMICA COMO UM INSTRUMENTO IMPORTANTE NO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. COM A PESQUISA E A FORMULAÇÃO DESTE ESTUDO, CONCLUI-SE QUE O ENSINO TEÓRICO DE QUÍMICA POSSUI SUA IMPORTÂNCIA, MAS DESASSOCIADO DO ENSINO PRÁTICO, ELE NÃO ALCANÇA EFETIVAMENTE OS RESULTADOS ESPERADOS PARA OS ESTUDANTES BRASILEIROS.