AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) VEM CADA VEZ MAIS TORNANDO-SE FREQüENTES EM NOSSO
COTIDIANO, EM ESPECIAL NO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL NO QUAL ESTAMOS VIVENCIANDO, DEVIDO A PANDEMIA DO CORONA-VÍRUS (COVID-19), MUITAS ÁREAS TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E REFORMULAR O ATENDIMENTO AO PÚBLICO. ENTRE ELAS A EDUCAÇÃO, NA QUAL JÁ FAZIA USO DAS TIC, MAS QUE NOS DIAS DE HOJE, UTILIZA AS MESMAS COMO RECURSO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA UTILIZOU UMA WQ COMPOSTA DE UMA INTRODUÇÃO SOBRE A VEGETAÇÃO DO RS E DIVISÃO EM DOIS BIOMAS (BIOMA PAMPA E MATA ATLÂNTICA), AS INSTRUÇÕES DA TAREFA A SER REALIZADA, RECURSOS SOBRE BIOMA PAMPA E MATA ATLÂNTICA ESTÃO DISPOSTAS ATRAVÉS DE TEXTOS, IMAGENS E VÍDEOS, A COLETA DE DADOS QUE FOI FEITO EM PLANILHAS DISPOSTAS NA PÁGINA INICIAL. POR MEIO DA ANÁLISE DAS QUESTÕES, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS ASSIMILARAM NOVOS SABERES A RESPEITO DAS PLANTAS NATIVAS DO RS, JÁ QUE POSTERIORMENTE AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA PERCENTAGEM DE 73,33% DOS ALUNOS QUE RESPONDERAM AS QUESTÕES DE FORMA ADEQUADA. ACREDITA-SE QUE ESTE RESULTADO DEVE-SE A INTERAÇÃO DOS ALUNOS COM O MATERIAL DISPOSTO NO WQ E DA FORMA COMO O MESMO FOI DISPONIBILIZADO. MEDIANTE OS RESULTADOS OBTIDOS NESTE TRABALHO, PODEMOS CONCLUIR QUE INOVAR NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DO NOVO CENÁRIO EM QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO INCLUSOS É PRECISO. NESTA PERSPECTIVA, A VIVÊNCIA COM AS TCI COM BASE NA METODOLOGIA DE PROJETO É CAPAZ DE AGREGAR AO CURRÍCULO ESCOLAR E FOMENTAR A APRENDIZAGEM AUTÔNOMA.