A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE O HOMEM E O MEIO AMBIENTE ENCONTRA-SE, DE CERTA FORMA, NUMA PERSPECTIVA VOLTADA EXCLUSIVAMENTE PARA A EXPLORAÇÃO ECONÔMICA, ESTAMOS VIVENDO EM UMA GERAÇÃO DE CONSUMO EXARCERBADO, ONDE CADA VEZ É MAIOR A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS, QUASE SEMPRE POR SE TORNAR OBSOLETO, O QUE CONTRIBUI COM PREJUÍZOS À VIDA EM NOSSO PLANETA, INTERFERINDO SIGNIFICATIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DO SER HUMANO. A PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR O MEIO AMBIENTE FOI GERADA PELA NECESSIDADE DE OFERECER À POPULAÇÃO FUTURA AS MESMAS CONDIÇÕES E RECURSOS NATURAIS DE QUE DISPÕE A GERAÇÃO PRESENTE. (OLIVEIRA E SOUZA-LIMA. 2006, P 21). EM CONSONÂNCIA COM ESTE PENSAMENTO, A PROBLEMÁTICA LANÇADA PARA INVESTIGAÇÃO FOI ANALISAR COMO ESTÁ O MEIO AMBIENTE HOJE, COMO PROVAVELMENTE FICARÁ DÉCADAS À FRENTE E QUE ATITUDES SÃO CONVENIENTES NOS DIAS DE HOJE. A ALMA DESTA PROPOSTA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR É A SENSIBILIZAÇÃO QUANTO ÀS PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS, FUNDAMENTANDO-SE NO QUE REGE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), E O PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PIP) DA ESCOLA, ABORDOU-SE A TEMÁTICA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE FILMES DE CURTA DURAÇÃO UTILIZANDO A TÉCNICA STOP MOTION (MOVIMENTO PARADO), PELA DISPOSIÇÃO SEQUENCIAL DE FOTOGRAFIAS DE UM OBJETO SIMULANDO O MOVIMENTO. O PROJETO DESENVOLVEU-SE NUMA ESCOLA PÚBLICA (MASSARANDUBA-PB), TRANSCORRENDO EM QUATRO ETAPAS: 1- APRESENTAÇÃO DA TÉCNICA DE PRODUÇÃO DE FILMES AOS ALUNOS; 2 - SENSIBILIZAÇÃO QUANTO À IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, COM EXPOSIÇÃO DO VÍDEO “A HISTÓRIA DAS COISAS”, E PALESTRA INTERDISCIPLINAR; 3 - FORMAÇÃO DOS GRUPOS E DELEGAÇÃO DE TAREFAS, RESPEITANDO AS HABILIDADES DOS ALUNOS; 4 - AÇÃO SENSIBILIZADORA NA ESCOLA, ONDE FORAM EXIBIDOS OS FILMES PRODUZIDOS, ALÉM DOS MATERIAIS DE APOIO CONFECCIONADOS PELOS ALUNOS. VERIFICOU-SE UMA NOTÓRIA MUDANÇA COMPORTAMENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA, AUMENTO DO RENDIMENTO ESCOLAR E DIMINUIÇÃO DA EVASÃO, O QUE NOS PERMITE AFIRMAR QUE O PROJETO CONSTITUIU-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO, DE INTEGRAÇÃO E MODIFICADOR DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERDISCIPLINARIDADE, MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO DE QUÍMICA.