ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR O MOVIMENTO DA PESQUISA DE MESTRADO QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA A PARTIR DO OBJETO “O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ADOÇÃO DA CIDADE EDUCADORA COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA NO BRASIL EM DISSERTAÇÕES E TESES ENTRE OS ANOS DE 2005 A 2019”. APRESENTAMOS O PERCURSO METODOLÓGICO QUE REALIZAMOS ATÉ O PRESENTE MOMENTO, DESTACANDO O TIPO DE PESQUISA QUE NOS PROPOMOS REALIZAR, A TÉCNICA DE COLETA E DE ANÁLISE DE DADOS E OS ENCAMINHAMENTOS PARA A CONTINUIDADE DA PESQUISA. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE A REALIZAÇÃO DE UM MAPEAMENTO DO ESTADO ATUAL DAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS QUE TRAZEM COMO FOCO A CIDADE EDUCADORA É IMPORTANTE PARA SE CONHECER QUE ASPECTOS VEEM SENDO PRIVILEGIADOS E OS QUE SÃO NEGLIGENCIADOS NOS ESTUDOS SOBRE O TEMA, IDENTIFICANDO LACUNAS QUE PODEM SER PREENCHIDAS MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE NOVAS PESQUISAS SOBRE A CIDADE EDUCADORA, SOB NOVAS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS E TEÓRICAS. DESTACAMOS AINDA QUE O TIPO DE PESQUISA QUE NOS PROPOMOS REALIZAR, ALÉM DO ASPECTO INVENTARIANTE, NOS POSSIBILITA A ADOÇÃO DE UMA POSTURA ANALÍTICO-INTERPRETATIVA SOBRE AS PRODUÇÕES MAPEADAS, COM POSSIBILIDADE DE UM OLHAR CRÍTICO SOBRE OS DADOS COLETADOS.