ESTE ARTIGO VISOU ANALISAR A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINAGEM ALFABÉTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM USO DE ROBÔ HUMANOIDE COMO FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO E INTEGRAÇÃO POR MEIO DO MÉTODO CRIADO ABCNAO COM USO DO SISTEMA COMPUTACIONAL CHOREGRAPHE, NO QUAL O ROBÔ INTERAGE EM SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS. O PROJETO EM QUESTÃO É INOVADOR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PESQUISAS COMPROVARAM CIENTIFICAMENTE QUE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO (TGD) E TRANSTORNO ESPECTRO AUTISTA (TA) SE COMUNICAM E INTERAGEM MAIS FACILMENTE COM UM ROBÔ DO QUE COM O PRÓPRIO SER HUMANO, ALÉM DE SE TORNAR OPORTUNO PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO MAIS UMA FERRAMENTA DE APOIO DIDÁTICO/PEDAGÓGICO COM FINS EDUCACIONAIS/TECNOLÓGICOS. O RESULTADO COMPROVOU A POTENCIALIDADE DO ROBÔ HUMANOIDE EM CONSONÂNCIA COM A LÍNGUA PORTUGUESA NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZADO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL.