A DISCUSSÃO E O ATUAL RETORNO DAS ATIVIDADES LETIVAS, FUNDAMENTE NAS ESCOLAS E UNIVERSIDADES PÚBLICAS, EM UM CONTEXTO DE TAXAS ALTAS DE MORTALIDADE NO BRASIL DEVIDO À PANDEMIA DA COVID-19 PRECISA SER QUESTIONADA PARA ALÉM DO FALSO DILEMA DÉFICIT FORMATIVO E PROTEÇÃO SOCIAL. ESTE RETORNO PODE SER COMPREENDIDO A PARTIR DE UMA INTEPRETAÇÃO CRÍTICA ACERCA DO TIPO DE SOCIEDADE E EDUCAÇÃO DISSEMINADOS NO BRASIL E NO MUNDO. ESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA BUSCA ANALISAR CRITICAMENTE O CONTEXTO SOCIOCULTURAL BRASILEIRO RECENTE QUE PRIVILEGIA O RETORNO ÀS ATIVIDADES LETIVAS EM MEIO ÀS ALTAS TAXAS DE PROLIFERAÇÃO E MORTANDADE DEVIDO À ATUAL PANDEMIA. SUGERIMOS IDENTIFICAR A NORMALIZAÇÃO DESTE RETORNO AGENCIADA, DENTRE OUTROS FATORES, PELA CONFLUÊNCIA DA RETÓRICA NEOLIBERAL DE VERNIZ NECROPOLÍTICO E DA RETÓRICA NAZIFASCISTA E NEGACIONISTA QUE, ALÉM DE CONSIDERADAS VIDAS NÃO IMPORTANTES, DISTORCE E ANIQUILA OS CONSENSOS CIENTÍFICOS SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19.