ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE A NOÇÃO DE LEITURA NA SALA DE AULA, MAIS ESPECIFICAMENTE PARTINDO DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES. PARA TAL EMPREENDIMENTO, NOS ANCORAMOS NAS DISCUSSÕES LINGUÍSTICAS ACERCA DAS CONCEPÇÕES DE LEITURA AO LONGO DO TEMPO ATÉ CHEGARMOS ÀS NOÇÕES DE LEITURA ENQUANTO PROCESSO DE INTERAÇÃO, CONCEPÇÃO ESTA UTILIZADA POR TODOS AQUELES QUE PERCEBEM A LINGUAGEM ENQUANTO UM FENÔMENO SOCIAL E INTERACIONAL. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM ALUNOS DE UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM O INTUITO DE IDENTIFICAR COMO ELES CONSEGUEM PERCEBER E DEFINIR O PROCESSO QUE ENVOLVE A LEITURA. COMO RESULTADO, PODEMOS PONTUAR QUE OS DISCENTES NÃO CONSEGUEM FORMULAR UMA RESPOSTA MUITA PRECISA QUANDO SÃO PERGUNTADOS SOBRE O QUE É LEITURA OU QUE É LER. A MAIORIA DAS RESPOSTAS, COMO VEREMOS NAS ANÁLISES, FICOU EM UM NÍVEL MUITO SUPERFICIAL, O QUE, TALVEZ, SEJA EXPLICADO PELO PRÓPRIO FATO DE QUE MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUEM LER DE FORMA EFICAZ UM TEXTO, UMA VEZ QUE NÃO ENTENDEM O QUE SIGNIFICA A ATIVIDADE DE LER.