PAUSAS, SILÊNCIOS E RUÍDOS NA GESTÃO DA MÚSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69255 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 6365 "titulo" => "PAUSAS, SILÊNCIOS E RUÍDOS NA GESTÃO DA MÚSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "TRAZ-SE À BAILA A DISCUSSÃO EM TORNO DO USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA, ELUCIDANDO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, HAJA VISTA A LEI 11.769/08, QUE TORNA OBRIGATÓRIO, PORÉM NÃO EXCLUSIVO, O ENSINO DE MÚSICA DENTRO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTES NA ESCOLA. A QUESTÃO NORTEADORA FOI COMO O ENSINO DE MÚSICA TEM SIDO TRATADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO-BA, DE FORMA QUE OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR COMO ESTE ENSINO TEM OCORRIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: CONCEITUAR A MÚSICA; DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS; DISCORRER SOBRE APRENDIZAGEM E ALGUMAS TEORIAS; DISCUTIR O PROGRAMA DE ENSINO DE MÚSICA PROPOSTO POR ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. A PESQUISA FOI DELINEADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E AS INFORMAÇÕES ANALISADAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES MUSICAIS EM SALAS DE AULA DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VERIFICOU-SE QUE A LEI NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA, JÁ QUE O ENSINO DE MÚSICA NÃO OCORRE EM TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA FORMA COMO SE ESPERA. UMA VEZ QUE OS POUCOS DOCENTES QUE LIDAM COM MÚSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NÃO TÊM O ESTEIO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE FORMAÇÃO NA ÁREA. PROPÕE-SE A INSERÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PARA QUE OS PROFESSORES ESTEJAM MINIMAMENTE PREPARADOS PARA ATUAR NA REDE DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "MÚSICA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE MÚSICA, CURRÍCULO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6365_01092020131141.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EIDSON LIMA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "EIDSON DAMASCENO" "autor_email" => "e.ldamasceno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69255 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 6365 "titulo" => "PAUSAS, SILÊNCIOS E RUÍDOS NA GESTÃO DA MÚSICA NO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "TRAZ-SE À BAILA A DISCUSSÃO EM TORNO DO USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA, ELUCIDANDO SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS, HAJA VISTA A LEI 11.769/08, QUE TORNA OBRIGATÓRIO, PORÉM NÃO EXCLUSIVO, O ENSINO DE MÚSICA DENTRO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ARTES NA ESCOLA. A QUESTÃO NORTEADORA FOI COMO O ENSINO DE MÚSICA TEM SIDO TRATADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE JUAZEIRO-BA, DE FORMA QUE OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR COMO ESTE ENSINO TEM OCORRIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: CONCEITUAR A MÚSICA; DEMONSTRAR O SEU POTENCIAL NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS; DISCORRER SOBRE APRENDIZAGEM E ALGUMAS TEORIAS; DISCUTIR O PROGRAMA DE ENSINO DE MÚSICA PROPOSTO POR ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS. A PESQUISA FOI DELINEADA POR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E AS INFORMAÇÕES ANALISADAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ALÉM DA OBSERVAÇÃO DIRETA DAS ATIVIDADES MUSICAIS EM SALAS DE AULA DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. VERIFICOU-SE QUE A LEI NÃO ESTÁ SENDO CUMPRIDA, JÁ QUE O ENSINO DE MÚSICA NÃO OCORRE EM TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA FORMA COMO SE ESPERA. UMA VEZ QUE OS POUCOS DOCENTES QUE LIDAM COM MÚSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NÃO TÊM O ESTEIO NECESSÁRIO PARA O EXERCÍCIO, PRINCIPALMENTE PELA FALTA DE FORMAÇÃO NA ÁREA. PROPÕE-SE A INSERÇÃO DO ENSINO DE MÚSICA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA PARA QUE OS PROFESSORES ESTEJAM MINIMAMENTE PREPARADOS PARA ATUAR NA REDE DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "MÚSICA, EDUCAÇÃO, ENSINO DE MÚSICA, CURRÍCULO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA17_ID6365_01092020131141.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EIDSON LIMA DAMASCENO" "autor_nome_curto" => "EIDSON DAMASCENO" "autor_email" => "e.ldamasceno@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }