O ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) ESTÁ VINCULADO A DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE NAQUELES LIGADOS À ÁREA DE EXATAS E ENGENHARIAS. O CÁLCULO SE CONSTITUI EM UM DOS TEMAS DE ESTUDO, NO ENSINO SUPERIOR, QUE POSSUI MAIOR ÍNDICE DE REPROVAÇÃO E EVASÃO POR PARTE DOS ALUNOS, ESPECIALMENTE NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIA. DESSA FORMA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO VÊM SENDO CADA VEZ MAIS DESAFIADAS PERANTE O CONTEXTO ATUAL DA EDUCAÇÃO BUSCAR UMA ALTERNATIVA QUE FAÇA AMENIZAR ESSES NÚMEROS. E UMA ALTERNATIVA QUE APARECE É A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, TAIS COMO: MAPA MENTAL E CONCEITUAL, TBL E ESTUDO DE CASO. CONTUDO, AS METODOLOGIAS ATIVAS NÃO SÃO ALGO MÁGICO, QUE IRÁ ACABAR COM TODOS OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM DE CÁLCULO, MAS UMA ALTERNATIVA PARA TORNAR O ENSINO MAIS SIGNIFICATIVO E ATRAENTE. O OBJETIVO DESSA PROPOSTA PEDAGÓGICA É PODER PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL, TORNANDO O DISCENTE PROTAGONISTA DO SEU CONHECIMENTO. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS APRESENTADOS COM ESSE RECURSO DIDÁTICO, PODE-SE AVALIAR ATRAVÉS DOS COMENTÁRIOS DOS EDUCANDOS QUE A ATIVIDADE PROPOSTA OBTEVE UMA BOA ACEITABILIDADE, POIS OS MESMOS PUDERAM ESTUDAR EM DIFERENTES AMBIENTES, TROCAR EXPERIÊNCIA, EXECUTAR TAREFAS COLABORATIVAS E REALIZAR ATIVIDADES QUE ENFATIZA TEORIA E PRÁTICA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA MAIS SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS, MAS CIENTE QUE NEM TODOS OS TÓPICOS SÃO ACESSÍVEIS PARA QUE VOCÊ DEMONSTRE PARA O ESTUDANTE UMA APLICABILIDADE.