ESTE TRABALHO ABORDA A QUESTÃO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. ASSIM, LEVANTA-SE UMA DISCUSSÃO SOBRE O PAPEL DOCENTE E SUA RELAÇÃO COM QUESTÕES COMO AUTORIDADE, INTERAÇÃO, CONTEXTUALIZAÇÃO E INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO. ESSAS TEMÁTICAS SÃO REFLETIDAS À LUZ DE MOREIRA (1986), RICOEUR (1996), SANTOS (2001), MASSETO (2014), FREIRE (1997), YARED (2008) E CUNHA (2008). NO TOCANTE AOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM UMA PROFESSORA DO ENSINO SUPERIOR. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE SE ROMPER COM UM MODELO AUTORITÁRIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E A EMERGÊNCIA DE SE PENSAR UMA EDUCAÇÃO PAUTADA NO DIÁLOGO, NA CORRESPONSABILIDADE E NA SOLIDARIEDADE. DESSA FORMA, APONTA-SE O ENSINO SUPERIOR COMO UM ESPAÇO VIÁVEL À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COMPETENTES EM SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, MAS TAMBÉM COMPROMETIDOS COM O ASPECTO SOCIAL, ÉTICO E HUMANO.