ESTE ARTIGO TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. TEM COMO OBJETIVO
DIALOGAR SOBRE A FORMA COMO A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA CONTRIBUIU PARA A INCLUSÃO
DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR BRASILEIRO. TRAZ COMO RECORTE
HISTÓRICO O PERÍODO QUE COMPREENDE A DÉCADA DE 60 A DÉCADA DE 90, ATÉ O MOMENTO DA SANÇÃO
DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. O TRABALHO RESULTA DE UMA PESQUISA DE
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE AUTORES QUE TRATAM DOS TEMAS EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO,
BUSCANDO, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DESSES AUTORES, CONSTRUIR UM DIÁLOGO ACERCA DAS QUESTÕES
HISTÓRICAS QUE ENVOLVEM A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SUA PERSPECTIVA INCLUSIVA NESSE PERÍODO. OS
RESULTADOS INDICAM QUE A EDUCAÇÃO ESPECIAL PERPASSA VÁRIOS MOMENTOS IMPORTANTES DURANTE O
PERÍODO, ATÉ SE ESTABELECER COMO UMA MODALIDADE DE ENSINO SEGUNDO A LEGISLAÇÃO, AJUDANDO A
IMPULSIONAR A EDUCAÇÃO PARA UM ATENDIMENTO EDUCACIONAL VOLTADO PARA A INCLUSÃO DA PESSOA
COM DEFICIÊNCIA EM MEIO A UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA E LUTA PELA GARANTIA DO DIREITO À
EDUCAÇÃO DAQUELES QUE SE ENCONTRAVAM HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
ESCOLARES.