ESTE ARTIGO TEM O DESÍGNIO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA DA PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO, DE REGÊNCIA EM SALA DE AULA E DAS ETAPAS E PROCEDIMENTOS DA EXECUÇÃO DAS AULAS, VISANDO O TRABALHO INTERDISCIPLINAR, ESPECIALMENTE COM AS DISCIPLINAS DE HISTÓRIA E PORTUGUÊS POR MEIO DE ATIVIDADES APLICADAS NAS AULAS E RELATANDO OS PONTOS POSITIVOS OU NEGATIVOS PERCEBIDOS NO TRANSCORRER DO DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS. O TEXTO DISCORRE REFLEXÕES INICIAIS E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ACERCA DO TEMA, BEM COMO A DESCRIÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS DURANTE AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS. DIÁLOGOS JUNTO À EQUIPE PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO E A PROFESSORA DA TURMA ESCOLHIDA CONTRIBUÍRAM RELEVANTEMENTE PARA A DIAGNOSE DA REALIDADE DA ESCOLA, ALÉM DE PROPICIAR UMA BREVE COMPREENSÃO DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELA PROFESSORA DURANTE AS AULAS MINISTRADAS. RELATAREMOS TAMBÉM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA CIDADE DE MORADIA DOS ALUNOS, RELACIONANDO COM A HISTÓRIA DE VIDA DE CADA UM, PARTINDO DA EXPERIÊNCIA DE VISITAÇÃO A LUGARES HISTÓRICOS E REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PARA A ASSIMILAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, TUDO ISSO COM O INTUITO DE PROMOVER O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO E ESTIMULAR O SENSO DE RESPONSABILIDADE QUANTO AO PAPEL DE CIDADÃOS OLINDENSES.