A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67486 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 1092 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS REFERENTES A ESSE COMPONENTE CURRICULAR, POIS OBSERVAMOS QUE ALGUNS DOCENTES QUE ATUAM EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BALSAS/MA OBTÊM DIFICULDADES EM USAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DINAMIZAR AS SUAS AULAS. ASSIM, A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EMBASADA PELOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, EXIGE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATUALIZE AS SUAS CONCEPÇÕES E RECONFIGURE AS SUAS AULAS, PONTUANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM, EFETUAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAMOS ESTUDOS DIRECIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA OS DESAFIOS EM INTERLIGAR OS CONTEÚDOS COM AS TECNOLOGIAS; E DESCREVEMOS OS RELATOS DOS PROFESSORES. PARA ATENDER OS OBJETIVOS, DIALOGAMOS COM 5 PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BALSAS/MA, CARACTERIZANDO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE USAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA E INTERPRETAMOS OS DADOS COLETADOS, FUNDAMENTANDO COM OS AUTORES: ALVARENGA, 2011; SÁ E GOMES, 2012; CLANDININ E CONNELLY, 2004; E OUTROS, AMPARANDO COM A LDBEN DE 1996. NESSA PESQUISA PERCEBEMOS QUE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NECESSITA OFERECER FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVENDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO, DESTACAMOS QUE ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM MEIOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS, MAS É DESAFIADOR FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUANDO A ESCOLA PÚBLICA NÃO TEM UMA INTERNET DE QUALIDADE, SALAS ADEQUADAS E OUTRAS SITUAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., TECNOLOGIAS., ENSINO MÉDIO., DESAFIOS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1092_26082020181553.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAMPELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAMPELO" "autor_email" => "amandacampello0605@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67486 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 784 "inscrito_id" => 1092 "titulo" => "A MATEMÁTICA E OS DESAFIOS DE ENSINAR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE LECIONAM NO ENSINO MÉDIO EM UTILIZAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA ENSINAR OS CONTEÚDOS REFERENTES A ESSE COMPONENTE CURRICULAR, POIS OBSERVAMOS QUE ALGUNS DOCENTES QUE ATUAM EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BALSAS/MA OBTÊM DIFICULDADES EM USAR OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DINAMIZAR AS SUAS AULAS. ASSIM, A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI, EMBASADA PELOS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, EXIGE QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ATUALIZE AS SUAS CONCEPÇÕES E RECONFIGURE AS SUAS AULAS, PONTUANDO AS NECESSIDADES DOS ALUNOS. ASSIM, EFETUAMOS OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: REALIZAMOS ESTUDOS DIRECIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA E AS TECNOLOGIAS; IDENTIFICAMOS COM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA OS DESAFIOS EM INTERLIGAR OS CONTEÚDOS COM AS TECNOLOGIAS; E DESCREVEMOS OS RELATOS DOS PROFESSORES. PARA ATENDER OS OBJETIVOS, DIALOGAMOS COM 5 PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE BALSAS/MA, CARACTERIZANDO COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE USAMOS A ENTREVISTA NARRATIVA E INTERPRETAMOS OS DADOS COLETADOS, FUNDAMENTANDO COM OS AUTORES: ALVARENGA, 2011; SÁ E GOMES, 2012; CLANDININ E CONNELLY, 2004; E OUTROS, AMPARANDO COM A LDBEN DE 1996. NESSA PESQUISA PERCEBEMOS QUE, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NECESSITA OFERECER FORMAÇÕES CONTINUADAS DESENVOLVENDO A TEMÁTICA EM QUESTÃO, DESTACAMOS QUE ALGUNS PROFESSORES UTILIZAM MEIOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS, MAS É DESAFIADOR FAZER USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUANDO A ESCOLA PÚBLICA NÃO TEM UMA INTERNET DE QUALIDADE, SALAS ADEQUADAS E OUTRAS SITUAÇÕES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DA MATEMÁTICA., TECNOLOGIAS., ENSINO MÉDIO., DESAFIOS., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1092_26082020181553.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CAMPELO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA CAMPELO" "autor_email" => "amandacampello0605@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }