AS TECNOLOGIAS DIGITAIS SÃO UM MARCO DE GRANDES E SIGNIFICATIVAS MUDANÇAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ASSIM SENDO ENTENDEMOS QUE O SETOR EDUCACIONAL DEVE TRABALHAR NA TENTATIVA DE UTILIZAR ESTES IMPORTANTES RECURSOS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PANDEMIA DO ANO DE 2020 DECORRENTE DO NOVO CORANAVÍRUS FEZ COM QUE QUASE TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE PARALISASSEM SEUS TRABALHOS, O SETOR EDUCACIONAL VIU-SE OBRIGADO A DESENVOLVER SUAS ATIVIDADES DE FORMA REMOTA. EM VISTA DISSO, ESTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA PESQUISA REALIZADA COM PROFESSORES DE DIVERSAS ÁREAS DE ATUAÇÃO, A FIM DE ANALISAR COMO ESTÁ SENDO O ENSINO REMOTO ATRAVÉS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO PRINCIPAIS FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI À LUZ NOS ESTUDOS DE KENSKI (1998), LIRA (2016), MORAN (1997), ROXO (2013), TAJRA (2010) E XAVIER (2002), ENTRE OUTROS. PARA PESQUISA UTILIZAMOS COMO RECURSO UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SUBJETIVAS, ENVIADO À PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA E DAS DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO. AO FINAL ANALISAMOS AS RESPOSTAS E CONCLUÍMOS QUE O MOMENTO TEM SIDO MUITO DESAFIADOR, MAS QUE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TÊM DADO UM GRANDE SUPORTE AOS PROFESSORES E ALUNOS NESTE MOMENTO TÃO ADVERSO.