ESTE ARTIGO TRATARÁ A RESPEITO DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. TENDO COMO PONTO DE PARTIDA REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DOS EDUCADORES E FUTUROS PROFESSORES PARA A MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE ASPECTO, O PROFESSOR TORNA-SE UM DOS PRINCIPAIS ATORES DESSAS MUDANÇAS, PORTANTO, SUA FORMAÇÃO E SUA PRÁTICA TEM SIDO E CONTINUA SENDO MOTIVO DE ESTUDO. ESTE TRABALHO FUNDAMENTA-SE NO APORTE BIBLIOGRÁFICO SENDO NESTE REALIZADA PESQUISAS E ESTUDO AO TEMA. COM OBJETIVO DE CONHECER A HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E AS SUAS FASES. HAVENDO OBJETIVOS DE ANALISAR E COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL NO COTIDIANO ESCOLAR. O REFERENCIAL TEÓRICO DESTE TRABALHO REMETE-SE EM ESPECIAL AS CONTRIBUIÇÕES DE TARDIF; LESSARD (2005), FREIRE (1996), GÓMEZ (1992), PIMENTA (1999) ALÉM DE OUTROS. ESTE ESTUDO FOI ADOTADO PARA QUE PUDESSEM SER APRESENTADAS A VISÃO DE ALGUNS DOS TEÓRICOS CITADOS NESTE ARTIGO AFINS DE RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O REFLEXO CAUSADO NA SOCIEDADE, OBTENDO-SE COMO RESULTADOS AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS A TEMÁTICA.