ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REFLETIR ACERCA DA DIFERENÇA CRIATIVA QUE A ARTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A ARTE DA PALHAÇARIA, PODE PROMOVER NA FORMAÇÃO DOCENTE. TRAREI MINHA TRAJETÓRIA ENQUANTO PROFESSORA E ARTISTA, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR DE FORMA CONCRETA E ENCARNADA A MANEIRA PELA QUAL, AO LONGO DE 17 ANOS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS QUAIS 10 DELES FORAM DEDICADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, PUDE EXPERIENCIAR A CRIAÇÃO PAULATINA E CRIATIVA DE MINHA PRÓPRIA PEDAGOGIA, SEMPRE VIVA E NASCENTE. NESSE SENTIDO, SERÁ APRESENTADA A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO, ONDE NASCI PALHAÇA. PARA TANTO, BUSCAREI DIALOGAR COM ALGUNS CONCEITOS VIVIDOS E REGISTRADOS POR PAULO FREIRE, TAIS COMO: ESPERANÇAR; PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA; CICLO GNOSIOLÓGICO E CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA FUNDAMENTAR A DEFESA DE QUE A ALEGRIA É UM DIREITO HUMANO E DEVE SER, PORTANTO, GARANTIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. ENFOCAREMOS A FORMAÇÃO DOCENTE DESTINADA AOS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA E DESENVOLVEREMOS NOSSOS ARGUMENTOS A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: SE O BRINCAR É A LINGUAGEM DA CRIANÇA, POR QUE ENTÃO INSISTIMOS NUMA FORMAÇÃO APENAS PENSANTE, MAS NÃO BRINCANTE? DE QUE MODO, O CORPO CANSADO DO PROFESSOR PODE PROMOVER O EMBOTAMENTO DO CORPO DA CRIANÇA AO LONGO DOS ANOS? QUAIS VALORES SÃO DE FATO NECESSÁRIOS PARA O SÉCULO XXI, CONSIDERANDO TODO O CONTEXTO PLANETÁRIO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS? QUAL É O SENTIDO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS TÃO DESAFIADORES? TAIS REFLEXÕES FAZEM PARTE DE MINHA PESQUISA DE MESTRADO, INICIADA ESTE ANO, INTITULADA “PALHAÇARIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA DA ALEGRIA”.