Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DOCÊNCIA E PALHAÇARIA: ROMPENDO OS ESTIGMAS POR UMA PEDAGOGIA DA ASSUNÇÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ARTE, PALHAÇARIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68356
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2756
    "inscrito_id" => 6803
    "titulo" => "DOCÊNCIA E PALHAÇARIA: ROMPENDO OS ESTIGMAS POR UMA PEDAGOGIA DA ASSUNÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REFLETIR ACERCA DA DIFERENÇA CRIATIVA QUE A ARTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A ARTE DA PALHAÇARIA, PODE PROMOVER NA FORMAÇÃO DOCENTE. TRAREI MINHA TRAJETÓRIA ENQUANTO PROFESSORA E ARTISTA, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR DE FORMA CONCRETA E ENCARNADA A MANEIRA PELA QUAL, AO LONGO DE 17 ANOS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS QUAIS 10 DELES FORAM DEDICADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, PUDE EXPERIENCIAR A CRIAÇÃO PAULATINA E CRIATIVA DE MINHA PRÓPRIA PEDAGOGIA, SEMPRE VIVA E NASCENTE. NESSE SENTIDO, SERÁ APRESENTADA A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO, ONDE NASCI PALHAÇA. PARA TANTO, BUSCAREI DIALOGAR COM ALGUNS CONCEITOS VIVIDOS E REGISTRADOS POR PAULO FREIRE, TAIS COMO: ESPERANÇAR; PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA; CICLO GNOSIOLÓGICO E CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA FUNDAMENTAR A DEFESA DE QUE A ALEGRIA É UM DIREITO HUMANO E DEVE SER, PORTANTO, GARANTIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. ENFOCAREMOS A FORMAÇÃO DOCENTE DESTINADA AOS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA E DESENVOLVEREMOS NOSSOS ARGUMENTOS A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: SE O BRINCAR É A LINGUAGEM DA CRIANÇA, POR QUE ENTÃO INSISTIMOS NUMA FORMAÇÃO APENAS PENSANTE, MAS NÃO BRINCANTE? DE QUE MODO, O CORPO CANSADO DO PROFESSOR PODE PROMOVER O EMBOTAMENTO DO CORPO DA CRIANÇA AO LONGO DOS ANOS? QUAIS VALORES SÃO DE FATO NECESSÁRIOS PARA O SÉCULO XXI, CONSIDERANDO TODO O CONTEXTO PLANETÁRIO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS? QUAL É O SENTIDO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS TÃO DESAFIADORES? TAIS REFLEXÕES FAZEM PARTE DE MINHA PESQUISA DE MESTRADO, INICIADA ESTE ANO, INTITULADA “PALHAÇARIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA DA ALEGRIA”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARTE, PALHAÇARIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6803_01102020222037.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANKA BARBOSA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "BIANKA BARBOSA"
    "autor_email" => "biankaletras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68356
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2756
    "inscrito_id" => 6803
    "titulo" => "DOCÊNCIA E PALHAÇARIA: ROMPENDO OS ESTIGMAS POR UMA PEDAGOGIA DA ASSUNÇÃO"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REFLETIR ACERCA DA DIFERENÇA CRIATIVA QUE A ARTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A ARTE DA PALHAÇARIA, PODE PROMOVER NA FORMAÇÃO DOCENTE. TRAREI MINHA TRAJETÓRIA ENQUANTO PROFESSORA E ARTISTA, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR DE FORMA CONCRETA E ENCARNADA A MANEIRA PELA QUAL, AO LONGO DE 17 ANOS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS QUAIS 10 DELES FORAM DEDICADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, PUDE EXPERIENCIAR A CRIAÇÃO PAULATINA E CRIATIVA DE MINHA PRÓPRIA PEDAGOGIA, SEMPRE VIVA E NASCENTE. NESSE SENTIDO, SERÁ APRESENTADA A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO, ONDE NASCI PALHAÇA. PARA TANTO, BUSCAREI DIALOGAR COM ALGUNS CONCEITOS VIVIDOS E REGISTRADOS POR PAULO FREIRE, TAIS COMO: ESPERANÇAR; PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA; CICLO GNOSIOLÓGICO E CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA FUNDAMENTAR A DEFESA DE QUE A ALEGRIA É UM DIREITO HUMANO E DEVE SER, PORTANTO, GARANTIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. ENFOCAREMOS A FORMAÇÃO DOCENTE DESTINADA AOS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA E DESENVOLVEREMOS NOSSOS ARGUMENTOS A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: SE O BRINCAR É A LINGUAGEM DA CRIANÇA, POR QUE ENTÃO INSISTIMOS NUMA FORMAÇÃO APENAS PENSANTE, MAS NÃO BRINCANTE? DE QUE MODO, O CORPO CANSADO DO PROFESSOR PODE PROMOVER O EMBOTAMENTO DO CORPO DA CRIANÇA AO LONGO DOS ANOS? QUAIS VALORES SÃO DE FATO NECESSÁRIOS PARA O SÉCULO XXI, CONSIDERANDO TODO O CONTEXTO PLANETÁRIO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS? QUAL É O SENTIDO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS TÃO DESAFIADORES? TAIS REFLEXÕES FAZEM PARTE DE MINHA PESQUISA DE MESTRADO, INICIADA ESTE ANO, INTITULADA “PALHAÇARIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA DA ALEGRIA”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ARTE, PALHAÇARIA, EDUCAÇÃO INFANTIL, EXPERIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6803_01102020222037.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANKA BARBOSA PENHA"
    "autor_nome_curto" => "BIANKA BARBOSA"
    "autor_email" => "biankaletras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE REFLETIR ACERCA DA DIFERENÇA CRIATIVA QUE A ARTE, MAIS ESPECIFICAMENTE, A ARTE DA PALHAÇARIA, PODE PROMOVER NA FORMAÇÃO DOCENTE. TRAREI MINHA TRAJETÓRIA ENQUANTO PROFESSORA E ARTISTA, COM O OBJETIVO DE APRESENTAR DE FORMA CONCRETA E ENCARNADA A MANEIRA PELA QUAL, AO LONGO DE 17 ANOS DE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS QUAIS 10 DELES FORAM DEDICADOS À EDUCAÇÃO INFANTIL, PUDE EXPERIENCIAR A CRIAÇÃO PAULATINA E CRIATIVA DE MINHA PRÓPRIA PEDAGOGIA, SEMPRE VIVA E NASCENTE. NESSE SENTIDO, SERÁ APRESENTADA A EXPERIÊNCIA VIVIDA EM SÃO JOSÉ DO VALE DO RIO PRETO, ONDE NASCI PALHAÇA. PARA TANTO, BUSCAREI DIALOGAR COM ALGUNS CONCEITOS VIVIDOS E REGISTRADOS POR PAULO FREIRE, TAIS COMO: ESPERANÇAR; PRÁTICA/TEORIA/PRÁTICA; CICLO GNOSIOLÓGICO E CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA PARA FUNDAMENTAR A DEFESA DE QUE A ALEGRIA É UM DIREITO HUMANO E DEVE SER, PORTANTO, GARANTIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE. ENFOCAREMOS A FORMAÇÃO DOCENTE DESTINADA AOS EDUCADORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA E DESENVOLVEREMOS NOSSOS ARGUMENTOS A PARTIR DAS SEGUINTES QUESTÕES: SE O BRINCAR É A LINGUAGEM DA CRIANÇA, POR QUE ENTÃO INSISTIMOS NUMA FORMAÇÃO APENAS PENSANTE, MAS NÃO BRINCANTE? DE QUE MODO, O CORPO CANSADO DO PROFESSOR PODE PROMOVER O EMBOTAMENTO DO CORPO DA CRIANÇA AO LONGO DOS ANOS? QUAIS VALORES SÃO DE FATO NECESSÁRIOS PARA O SÉCULO XXI, CONSIDERANDO TODO O CONTEXTO PLANETÁRIO NO QUAL ESTAMOS INSERIDOS? QUAL É O SENTIDO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS TÃO DESAFIADORES? TAIS REFLEXÕES FAZEM PARTE DE MINHA PESQUISA DE MESTRADO, INICIADA ESTE ANO, INTITULADA “PALHAÇARIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DOCENTE COMO PRÁTICA DA ALEGRIA”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.