A ENERGIA ? UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE. CONTUDO, A CONSTANTE EXPLORA??O DOS RECURSOS NATURAIS PARA SUA GERA??O PROVOCOU IN?MEROS DANOS AO MEIO AMBIENTE. O ADVENTO DA SUSTENTABILIDADE EVIDENCIOU A URG?NCIA EM SUBSTITUIR AS FONTES CONVENCIONAIS DE ENERGIA POR ALTERNATIVAS RENOV?VEIS, COMO TAMB?M INCENTIVAR A EFICIENTE ENERG?TICA NOS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE. O PRESENTE TRABALHO SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE ESTIMULAR O USO RACIONAL DA ENERGIA EL?TRICA POR MEIO DA EDUCA??O AMBIENTAL, A FIM DE DESENVOLVER UMA CONSCI?NCIA SUSTENT?VEL, E TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL INFORMA??ES SOBRE EFICI?NCIA ENERG?TICA, ATRAV?S DO USO SEGURO E SUSTENT?VEL DA ENERGIA EL?TRICA. EM VISTA DISSO, INICIALMENTE FOI REALIZADO UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA ACERCA DA EVOLU??O DAS FONTES DE ENERGIA NO BRASIL, CLASSIFICA??O QUANTO A ORIGEM DO RECURSO E A DISPOSI??O NA MATRIZ ENERG?TICA; EM SEGUIDA UM RELATO DESCRITIVO DO PROJETO ?EDUCA??O COM ENERGIA? REALIZADO COM OS ALUNOS DO 6? E 7? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA DA REDE PARTICULAR DE ENSINO, EM LAJEDO - PE. A EDUCA??O AMBIENTAL ? UM INSTRUMENTO ESSENCIAL NA PR?TICA PEDAG?GICA PARA A FORMA??O DE VALORES, ATITUDES E COMPET?NCIAS VOLTADAS PARA A DEFESA DO MEIO AMBIENTE. AS ATIVIDADES PROPORCIONARAM MOMENTOS DE DESCONTRA??O NO AMBIENTE ESCOLAR, AL?M DE ESTIMULAREM A CRITICIDADE, ENGAJAMENTO PESSOAL E CONSCI?NCIA AMBIENTAL.