ESCOLA E LITERATURA INFANTIL: EXPERIENCIAÇÕES DA POÉTICA LITERÁRIA EM SALA DE AULA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68551 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 4891 "titulo" => "ESCOLA E LITERATURA INFANTIL: EXPERIENCIAÇÕES DA POÉTICA LITERÁRIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTEMPLA DISCUSSÕES REALIZADAS A PARTIR DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA PÚBLICA E DO CAMPO DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB – CAMPUS III. PENSAR NA LITERATURA INFANTIL E SUAS INTERFACES NO ESPAÇO ESCOLAR REQUER A REFLEXÃO ACERCA DE COMO ESTÃO SENDO CONDUZIDAS AS EXPERIENCIAÇÕES DA PALAVRA LITERÁRIA, BEM COMO OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE ORIENTAM SUA PRÁTICA. ASSIM, SERÁ POSSÍVEL ENTENDER COMO A LITERATURA INFANTIL É CONCEBIDA, OU SEJA, SE É TIDA COMO ESPAÇO DE POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, DE EXPANSÃO DE HORIZONTES DO SUJEITO LEITOR, COMO ARTEFATO CULTURAL QUE POTENCIALIZA O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, OU SE É CONCEBIDA COMO PRETEXTO PARA FORMAÇÃO CONTEUDISTA, QUE CONTEMPLA E SE REDUZ AO REFORÇO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS. PARA QUE TAL COMPREENSÃO FOSSE EFETIVADA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CARÁTER DIALÉTICO NA BUSCA POR ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E OBJETO E, NESSA RELAÇÃO, ENCONTRAR CONTRADIÇÕES. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA DE UMA TURMA MULTISERIADA DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 7 DISCENTES. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADAS A OBSERVAÇÃO DA TURMA E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS PARA A DOCENTE. COMO RESULTADOS, FICOU EVIDENTE QUE AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SE APRESENTAM FRAGILIZADAS, UMA VEZ QUE CONCEBEM A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE REFORÇAMENTO DE DETERMINADAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E CONTEUDISTAS, AFASTANDO OS LEITORES DE VIVENCIAREM O TEXTO LITERÁRIO EM SUA INTEIREZA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES, EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS, LETRAMENTO LITERÁRIO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4891_14082020230859.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR" "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f334678b9d9d_11082020_223136.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68551 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 550 "inscrito_id" => 4891 "titulo" => "ESCOLA E LITERATURA INFANTIL: EXPERIENCIAÇÕES DA POÉTICA LITERÁRIA EM SALA DE AULA" "resumo" => "ESTE ARTIGO CONTEMPLA DISCUSSÕES REALIZADAS A PARTIR DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NUMA ESCOLA PÚBLICA E DO CAMPO DO INTERIOR DA PARAÍBA, MEDIANTE O COMPONENTE CURRICULAR PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFPB – CAMPUS III. PENSAR NA LITERATURA INFANTIL E SUAS INTERFACES NO ESPAÇO ESCOLAR REQUER A REFLEXÃO ACERCA DE COMO ESTÃO SENDO CONDUZIDAS AS EXPERIENCIAÇÕES DA PALAVRA LITERÁRIA, BEM COMO OS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUE ORIENTAM SUA PRÁTICA. ASSIM, SERÁ POSSÍVEL ENTENDER COMO A LITERATURA INFANTIL É CONCEBIDA, OU SEJA, SE É TIDA COMO ESPAÇO DE POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, DE EXPANSÃO DE HORIZONTES DO SUJEITO LEITOR, COMO ARTEFATO CULTURAL QUE POTENCIALIZA O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, OU SE É CONCEBIDA COMO PRETEXTO PARA FORMAÇÃO CONTEUDISTA, QUE CONTEMPLA E SE REDUZ AO REFORÇO DE HABILIDADES LINGUÍSTICAS. PARA QUE TAL COMPREENSÃO FOSSE EFETIVADA, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CARÁTER DIALÉTICO NA BUSCA POR ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE SUJEITO E OBJETO E, NESSA RELAÇÃO, ENCONTRAR CONTRADIÇÕES. COMO SUJEITOS, TEM-SE UMA PROFESSORA DE UMA TURMA MULTISERIADA DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 7 DISCENTES. PARA A COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADAS A OBSERVAÇÃO DA TURMA E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS PARA A DOCENTE. COMO RESULTADOS, FICOU EVIDENTE QUE AS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS SE APRESENTAM FRAGILIZADAS, UMA VEZ QUE CONCEBEM A LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO DE REFORÇAMENTO DE DETERMINADAS HABILIDADES LINGUÍSTICAS E CONTEUDISTAS, AFASTANDO OS LEITORES DE VIVENCIAREM O TEXTO LITERÁRIO EM SUA INTEIREZA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, FORMAÇÃO DE LEITORES, EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS, LETRAMENTO LITERÁRIO, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID4891_14082020230859.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS CÉZAR SANTOS DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "M. CÉZAR" "autor_email" => "cezar.santos.anjos2015@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "5f334678b9d9d_11082020_223136.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }