O ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS CONHECER A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM E MEDICINA SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE E IDENTIFICAR AÇÕES PROMOTORAS DE SAÚDE VIVENCIADAS NOS CENÁRIOS DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS. TRATA-SE DE ESTUDO DESCRITIVO COM ABORDAGEM QUALITATIVA QUE UTILIZOU O DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO E A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. PARTICIPARAM 40 ESTUDANTES CONCLUINTES DOS CURSOS DE ENFERMAGEM E MEDICINA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR DE SÃO PAULO, SENDO 20 DE CADA CURSO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE ENTREVISTA ORAL COM ROTEIRO SEMIESTRUTURADO. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NÃO HÁ CLAREZA QUANTO AOS CONCEITOS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES. OS DISCURSOS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE ESTAVAM IMPREGNADOS DE CONCEITOS SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS. NO ENTANTO, ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA FORAM MENCIONADOS COMO: CUIDADO INTEGRAL, EDUCAÇÃO PARA O AUTOCUIDADO, QUALIDADE DE VIDA. AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO DA COMUNIDADE FORAM AS ATIVIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE MAIS VIVENCIADAS E EM DIFERENTES CENÁRIOS. A PROMOÇÃO DA SAÚDE PRESSUPÕE QUESTÕES ABRANGENTES COMO FELICIDADE, SOLIDARIEDADE, DESENVOLVIMENTO DE POTENCIALIDADES, AUTONOMIA DOS SUJEITOS, ENTRE OUTROS. PORÉM, A INFLUÊNCIA DO ENFOQUE BIOLÓGICO DIFICULTA A ÊNFASE EM QUESTÕES MAIS SUBJETIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. A SUBJETIVIDADE DOS SUJEITOS, BEM COMO ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA PRODUZIR SAÚDE PRECISAM SER CONTEMPLADAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE E ABORDADAS COM A MESMA INTENSIDADE COM QUE SÃO ABORDADAS AS AÇÕES PREVENTIVAS E CURATIVAS.