O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68973 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 5164 "titulo" => "O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO ESCOLAR, PORTANTO EXPÕE-SE COMO A POSSIBILIDADE DE UNIR CONHECIMENTO DE DIFERENTES ÁREAS TAL COMO PROFESSORA DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE BENEFICIAR TANTO ALUNOS NEUROTÍPICOS QUANTO ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM REFLETIR O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OPTOU-SE POR UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, QUALITATIVO E DESCRITIVO COMO FORMA DE ATINGI-LO. PARA A BASE TEÓRICA, APOIOU-SE EM AUTORES COMO MENDES (2020), ZERBATO (2014) E CAPELLINE (2019). INDICOU-SE QUE ALÉM DE SER NECESSÁRIO MAIS ESTUDOS SOBRE O TEMA, É UMA ESTRATÉGIA QUE NECESSITA DE MAIS FINANCIAMENTO DEVIDO À NECESSIDADE DA PRESENÇA DA PROFESSORA DE SALA REGULAR E A DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MESMA CLASSE. PORÉM, O ENSINO COLABORATIVO JÁ SE MOSTRA COMO UMA ESTRATÉGIA PROMISSORA PARA QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SEJA EFETIVA E DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO COLABORATIVO, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5164_30082020161835.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCY BEATRIZ MOREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "JOYCY MAIA" "autor_email" => "joycymaiareis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68973 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 975 "inscrito_id" => 5164 "titulo" => "O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ABORDA O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA À INCLUSÃO ESCOLAR, PORTANTO EXPÕE-SE COMO A POSSIBILIDADE DE UNIR CONHECIMENTO DE DIFERENTES ÁREAS TAL COMO PROFESSORA DO ENSINO REGULAR E DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PODE BENEFICIAR TANTO ALUNOS NEUROTÍPICOS QUANTO ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM REFLETIR O ENSINO COLABORATIVO COMO ESTRATÉGIA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. OPTOU-SE POR UM BREVE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, QUALITATIVO E DESCRITIVO COMO FORMA DE ATINGI-LO. PARA A BASE TEÓRICA, APOIOU-SE EM AUTORES COMO MENDES (2020), ZERBATO (2014) E CAPELLINE (2019). INDICOU-SE QUE ALÉM DE SER NECESSÁRIO MAIS ESTUDOS SOBRE O TEMA, É UMA ESTRATÉGIA QUE NECESSITA DE MAIS FINANCIAMENTO DEVIDO À NECESSIDADE DA PRESENÇA DA PROFESSORA DE SALA REGULAR E A DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA MESMA CLASSE. PORÉM, O ENSINO COLABORATIVO JÁ SE MOSTRA COMO UMA ESTRATÉGIA PROMISSORA PARA QUE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SEJA EFETIVA E DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "ENSINO COLABORATIVO, EDUCAÇÃO, INCLUSÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5164_30082020161835.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOYCY BEATRIZ MOREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "JOYCY MAIA" "autor_email" => "joycymaiareis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }