ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO GERAL REALIZAR A REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL) CORRELATA SOBRE PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM PERIÓDICOS ENCONTRADOS NA BASE DE DADOS DA SCIELO E CAPES NO PERÍODO DE 2009 E 2019 DE MODO A ENTENDER COMO ESTE TEMA VEM SENDO ESTUDADO E TRATADO NA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. PROBLEMATIZAMOS SOBRE: QUAL O PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS PUBLICADAS SOBRE PC ENTRE 2009 E 2019 (PERÍODO DE 10 ANOS) EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO BÁSICA? PARA RESPONDER ESSAS PERGUNTAS UTILIZOU-SE METODOLOGICAMENTE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA (RSL). OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE NÃO HÁ UMA DEFINIÇÃO EXATA SOBRE O CONCEITO DE PC E VÁRIOS ESTUDOS CONTAM COM PARTICIPAÇÃO DE ENSINOS FUNDAMENTAL, MÉDIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, ALÉM DE ALUNOS DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO E TAL COMO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ASSIM, ALGUNS ESTUDOS PERPASSAM PELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ALÉM DISSO, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS PELOS DOCENTES, A EXEMPLO DE JOGOS E/OU GAMES. DESTACAMOS TAMBÉM QUE A INTRODUÇÃO DO PC SE DÁ PRINCIPALMENTE POR DOCENTES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. CONCLUÍMOS QUE OS ESTUDOS ESPECÍFICOS ACERCA DESTE ASSUNTO AINDA NÃO SE DESTACAM DE MODO EXPRESSIVO, NA CONFIGURAÇÃO DO CAMPO DELINEADO POR ESTA REVISÃO.