O PROGRAMA SA?DE NA ESCOLA (PSE) ? ESSENCIAL PARA A FORMA??O INTEGRAL DOS ESTUDANTES POR MEIO DE A??ES DE PROMO??O DA SA?DE, PREVEN??O DE DOEN?AS E AGRAVOS ? SA?DE, VISANDO O ENFRENTAMENTO DAS VULNERABILIDADES QUE COMPROMETEM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE CRIAN?AS, ADOLESCENTES E JOVENS DA REDE P?BLICA DE ENSINO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA DE UMA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA DA REDE P?BLICA DA CAPITAL DO BRASIL QUE TEM O PROGRAMA PSE IMPLEMENTADO. PARA ISSO, UTILIZOU-SE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA EXPLORAT?RIA POR MEIO DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA E SISTEMATIZA??O DE EVID?NCIAS DA LITERATURA VIGENTE. O ESTUDO EVIDENCIOU QUE A POPULA??O ESCOLAR SE INTERESSA PELOS ASSUNTOS DO PSE PRINCIPALMENTE DA TEM?TICA RELACIONADA COM O RACISMO COM FOCO NO RACISMO INSTITUCIONAL, NOTOU-SE QUE ESSE PROBLEMA AINDA ? UM DESAFIO DURANTE O PROCESSO DE APRENDIZADO, SENDO NECESS?RIA A COMPREENS?O DE QUE A DIVERSIDADE PRECISA SER UM FATOR DE AGREGA??O E N?O DE SEGREGA??O E QUE O SILENCIAMENTO FRENTE A UMA SITUA??O DE PRECONCEITO, DESCRIMINA??O FAZ COM QUE AS PESSOAS SEJAM CONVIVENTES E N?O BUSQUEM ESTRAT?GIAS PARA O ENFRENTAMENTO DESSE PROBLEMA. ASSIM, MESMO COM O DESENVOLVIMENTO DE LEIS E INICIATIVAS MUITO IMPORTANTES PARA SUPERAR O RACISMO COMO O SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NAS UNIVERSIDADES, O BRASIL AINDA SOFRE MUITO COM AS DIFEREN?AS RACIAIS E ISSO SE TORNOU REVOLTANTE DEPOIS DO DEPOIMENTO DE ALGUMAS PESSOAS NEGRAS QUE ESTAVAM PARTICIPANDO DA DISCUSS?O, MOSTRANDO O QU?O GRITANTE AINDA ? A DISCRIMINA??O E COMO AINDA FALTA MUITO PARA SER ABOLIDA COMPLETAMENTE