ESSE ARTIGO TEM POR FINALIDADE ANALISAR AS DIVERSAS FORMAS COMO OS ADOLESCENTES COMPREENDEM E VIVENCIAM A QUESTÃO DO PRECONCEITO DENTRO DA ESFERA EDUCACIONAL. O FOCO MAIOR DESSE TRABALHO FOI DIRECIONADO AOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS QUE OS ADOLESCENTES ATRIBUEM AOS ACONTECIMENTOS E/OU OCORRÊNCIAS QUE ENVOLVEM PRECONCEITO. PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, O QUAL FOI RESPONDIDO POR 9 ALUNOS (CONVIDADOS) QUE POSSUEM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 18 ANOS E SÃO PERTENCENTES A UMA ESCOLA DA REDE DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PARA O DESENVOLVIMENTO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FORAM UTILIZADOS OS SEGUINTES AUTORES: AQUINO (1998), CHARLOT (2000), OZELLA (2002) E SILVA (2005). ATRAVÉS DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS OBTIDAS FORAM ELABORADOS TRÊS EIXOS NORTEADORES: 1°. PRECONCEITOS: TIPOS E SIGNIFICADOS; 2°. DEMONSTRAÇÕES DE PRECONCEITO E SENTIMENTOS E 3°. AÇÃO DE INCLUSÃO E/OU EXCLUSÃO NA ESCOLA: SOBRE A ÓTICA DOS ADOLESCENTES. DENTRO DAS RESPOSTAS ENVIADAS PELOS ALUNOS HÁ AMBIGUIDADES E ADVERSIDADES EM RELAÇÃO AO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E DISCUSSÃO SOBRE PRECONCEITO EXPERIMENTADOS NA ESFERA EDUCACIONAL. ASSIM OS RESULTADOS DEMONSTRAM A EXTREMA IMPORTÂNCIA DE SE DESENVOLVER A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE E DO PRECONCEITO SEXUAL, COTIDIANAMENTE, DENTRO DA ESCOLA.