O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA PESQUISA REALIZADA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO, DURANTE O PERÍODO DE TRÊS ANOS EM OFICINAS DE LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REESCRITA. AS ATIVIDADES REALIZADAS TIVERAM COM BASE O PENSAMENTO EXPRESSIVISTA E ALCANÇOU ESTUDANTES EGRESSOS DOS PRIMEIROS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA TECNOLÓGICA. DURANTE O PERCURSO DOS TRABALHOS RELACIONOU-SE AOS QUESTIONAMENTOS SOBRE A PRODUÇÃO ESCRITA DOS DISCENTES, CRIANDO-SE ALTERNATIVAS PARA AS PRÁTICAS DE ENSINO NO CONTRATURNO DURANTE QUATRO HORAS SEMANAIS. O OBJETIVO FOI DE ELABORAR AÇÕES QUE ENVOLVESSEM ALUNOS COM MAIORES DIFICULDADES NA ESCRITA DE TEXTOS NO AMBIENTE ESCOLAR E FORA DELE, DIVERSIFICANDO A QUANTIDADE DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS, OFERECENDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO SEGUINTE TRIPÉ : GRAMÁTICA, LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL, TENDO COMO SUPORTE A TÉCNICA DE REESCRITA, RECOMENDADA EM TODAS AS ETAPAS COMO FORMA DE HIGIENIZAR OS TEXTOS PRODUZIDOS. AO TÉRMINO DOS TRABALHOS, COMPREENDEU-SE QUE A PRODUÇÃO TEXTUAL E A LEITURA EXIGEM A AUTOMATIZAÇÃO DA RECUPERAÇÃO E DO RECONHECIMENTO, NÃO SÓ DAS PALAVRAS, MAS DO SENTIDO NO CORPO DO PRÓPRIO TEXTO. DESTA FORMA, APRESENTA-SE NO TRABALHO UMA PERSPECTIVA DE PRODUÇÃO TEXTUAL SEM A PREOCUPAÇÃO DE REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES ESCOLARES, MAS DE GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS LIGADOS AO COTIDIANO, REMETENDO SEMPRE AS EXPERIÊNCIAS ALCANÇADAS AO LONGO DA VIDA E DAS INFLUÊNCIAS OBSERVADAS NO CONTEXTO FORA DO ESPAÇO ESCOLAR.