A RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR-ALUNO É INTRÍNSECA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E DETERMINANTE PARA O ÊXITO DO ATO EDUCATIVO, COMPREENDIDO COMO PRÁTICA SOCIAL RELACIONAL. NESTE ARTIGO, BUSCOU-SE ANALISAR AS INFLUÊNCIAS DESSA RELAÇÃO NAS APRENDIZAGENS DE ESTUDANTES DE UMA TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU PARA LEVANTAMENTO DE DADOS: ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA, OBSERVAÇÃO DE AULAS, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA E GRUPO FOCAL. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE EM CUNHA (2012), MORALES (2008), POSTIC (1990), VEIGA (2008, 2019), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM QUE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA OBSERVADA É AFETIVA, INTENCIONAL, GERA FEEDBACK À PROFESSORA E AOS ALUNOS; É DIALÓGICA, REPERCUTINDO NAS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS.