A DOC?NCIA ? UMA A??O COMPLEXA E EXIGE UMA MULTIPLICIDADE DE SABERES ESPEC?FICOS. NO BRASIL, ESTUDOS SOBRE OS SABERES DOCENTES VEEM GANHANDO PROPOR??O. NESSE SENTIDO BUSCAMOS DIALOGAR COM OS AUTORES MAIS RECORRENTES NAS PESQUISAS QUE TRATAM DESSA TEM?TICA COMO FREIRE (1996), GAUTHIER (2013), PIMENTA (2028), TARDIF (2024) ENTRE OUTROS. A DOC?NCIA NA MODALIDADE DE EDUCA??O PROFISSIONAL APRESENTA ALGUMAS PARTICULARIDADES, DENTRE ELAS, ? EXERCIDA POR PESSOAS FORMADAS EM OUTRAS ?REAS, OU SEJA, QUE N?O CURSARAM LICENCIATURAS EM SUAS FORMA??ES INICIAIS. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS SABERES DOCENTES CONSTITU?DOS E MOBILIZADOS NA PR?TICA PEDAG?GICA DOS PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL. FUNDAMENTA-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CAMPO DE ESTUDO UMA ESCOLA T?CNICA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DA EDUCA??O PROFISSIONAL QUE RESPONDERAM A UM QUESTION?RIO DE FORMA ON-LINE VIA LINK DISPONIBILIZADO PREVIAMENTE EM APLICATIVO DE ENVIO DE MENSAGENS (WHATSAPP). O TEMA CENTRAL ABORDADO NO QUESTION?RIO ESTAVA LIGADO ?S CONCEP??ES E PERSPECTIVAS DOS DOCENTES SOBRE A DOC?NCIA E SUAS ESPECIFICIDADES E SOBRE A IMPORT?NCIA DOS SABERES PEDAG?GICOS PARA UMA PR?TICA DOCENTE EFICAZ. T?M-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS A CONSTATA??O DE QUE O EXERC?CIO DA DOC?NCIA DEVE SER ORIENTADO POR DIVERSOS SABERES, DESTACANDO OS EXPERIENCIAIS E PEDAG?GICOS E QUE A FORMA??O CONTINUADA DESPONTA COMO UM DOS PRINCIPAIS ESPA?OS DE CONSTITUI??O DESSES SABERES. A FORMA??O CONTINUADA ? COMPREENDIDA COMO AMBIENTE DE CUIDADO DA PR?TICA, ATRAV?S DA REFLEX?O DA E SOBRE A MESMA, DANDO IMPORT?NCIA AOS PARES, ATRAV?S DAS TROCAS DE EXPERI?NCIAS COLETIVAS.