PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69286 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 5813 "titulo" => "PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO,, ENSINO À DISTÂNCIA,, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5813_28082020183855.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÇAMARA BESERRA HOLANDA DA FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "LUÇAMARA" "autor_email" => "samarabio.epp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ -IFPI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69286 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 877 "inscrito_id" => 5813 "titulo" => "PERSPECTIVAS DO ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "AS TECNOLOGIAS ESTÃO AMPLAMENTE INSERIDAS NO CONTEXTO SOCIAL, MAS A SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL AINDA TEM ENFRENTADO BARREIRAS, NECESSITANDO DE UMA REORGANIZAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ATUALMENTE, COM A PANDEMIA DE COVID-19, ESSA DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NO ÂMBITO ESCOLAR TEM TOMADO NOVAS PROPORÇÕES. ASSIM, O TRABALHO BUSCA ENTENDER A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ VIVENCIANDO, AVERIGUANDO O NÍVEL DE EFETIVIDADE DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA PROFISSIONAL DOS PROFESSORES E NO APRENDIZADO DOS ALUNOS, TANTO EM ESCOLAS PÚBLICAS COMO PARTICULARES. A PESQUISA DE CARÁTER QUANTITATIVO OCORREU POR MEIO DA APLICAÇÃO DE FORMULÁRIOS ELETRÔNICOS A ALUNOS E PROFESSORES QUE FREQUENTAM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, NAS MAIS VARIADAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O FORMULÁRIO ELETRÔNICO FOI ACESSADO POR 114 ESTUDANTES E 70 PROFESSORES MEDIANTE A DIVULGAÇÃO DOS LINKS EM REDES SOCIAIS. POR MEIO DESTE, PERCEBEU-SE QUE OS ALUNOS E PROFESSORES DEMONSTRAM QUE ESTÁ SENDO UM GRANDE DESAFIO SE ADAPTAR A ESSA NOVA FORMA DE ENSINAR E APRENDER. MESMO ESTANDO NA CHAMADA “ERA DIGITAL” A PRINCIPAL BARREIRA ENFRENTADA PELOS PROFESSORES NO ENSINO REMOTO É O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA. OS ALUNOS ENFRENTAM OUTRAS DIFICULDADES COMO TER ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, INTERNET DE QUALIDADE, AMBIENTE DE ESTUDO ADEQUADO E ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, PRINCIPALMENTE OS DE BAIXA RENDA E DE ESCOLA PÚBLICA. MESMO ASSIM, ESSE MODELO DE ENSINO ALÉM DOS ESPAÇOS ESCOLARES ESTA ENRIQUECIMENTO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO PROMOVENDO NOVAS COMPETÊNCIAS E ESTIMULANDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE UM NOVO PARADIGMA EDUCACIONAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO,, ENSINO À DISTÂNCIA,, AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZADO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5813_28082020183855.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUÇAMARA BESERRA HOLANDA DA FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "LUÇAMARA" "autor_email" => "samarabio.epp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ -IFPI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }