ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2267 "inscrito_id" => 6969 "titulo" => "ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "NAS ÚLTIMAS DÉCADAS OBSERVOU-SE UM GRANDE AVANÇO DE PESQUISAS RELACIONADAS A BIOTECNOLOGIA, PROMOVENDO NOVAS TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DO DNA, SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE TRANSGENIAS EM PLANTAS E ANIMAIS, A FIM DE SATISFAZER ALGUMAS NECESSIDADES DO SER HUMANO. ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS POSSUEM PONTOS POLÊMICOS E POUCO EXPLORADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR ISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2015-2020 QUE ABORDAVAM O ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS COMO TEMÁTICA CTS E/OU QSC; DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DO TEMA – CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TRANSGÊNICOS. NA ANÁLISE DA ABORDAGEM CTS E QSCS, AS AUTORAS INCORPORAM AS ABORDAGENS NO SENTIDO DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO PARA ATUAR NA SOCIEDADE, RESOLVENDO PROBLEMAS SOCIAIS QUE SE DESPERTA DIANTE DOS AVANÇOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES VERIFICOU-SE QUE OS MESMOS POSSUEM CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA, MAS ACABAM APRESENTANDO ALGUMAS CONFUSÕES TERMINOLÓGICAS, REALÇANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES. CONTUDO NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SE PERCEBEU QUE ELES TAMBÉM APRESENTAM CONFUSÃO ACERCA DO TEMA, MAS MOSTRAM SABER DO QUE SE TRATA OS TRANSGÊNICOS E QUE ESTÁ PRESENTE NO SEU DIA-A-DIA. POR FIM CONCLUÍMOS, QUE EMBORA O TEMA SEJA IMPORTANTE, EXISTEM POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DE INTRODUZIR ESSES CONTEÚDOS A FIM DE TORNAR, PROFESSORES E ALUNOS MAIS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, REVISÃO SISTEMÁTICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6969_30092020143745.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA AZANI" "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI" "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68539 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2267 "inscrito_id" => 6969 "titulo" => "ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "NAS ÚLTIMAS DÉCADAS OBSERVOU-SE UM GRANDE AVANÇO DE PESQUISAS RELACIONADAS A BIOTECNOLOGIA, PROMOVENDO NOVAS TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DO DNA, SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE TRANSGENIAS EM PLANTAS E ANIMAIS, A FIM DE SATISFAZER ALGUMAS NECESSIDADES DO SER HUMANO. ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS POSSUEM PONTOS POLÊMICOS E POUCO EXPLORADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR ISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2015-2020 QUE ABORDAVAM O ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS COMO TEMÁTICA CTS E/OU QSC; DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DO TEMA – CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TRANSGÊNICOS. NA ANÁLISE DA ABORDAGEM CTS E QSCS, AS AUTORAS INCORPORAM AS ABORDAGENS NO SENTIDO DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO PARA ATUAR NA SOCIEDADE, RESOLVENDO PROBLEMAS SOCIAIS QUE SE DESPERTA DIANTE DOS AVANÇOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES VERIFICOU-SE QUE OS MESMOS POSSUEM CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA, MAS ACABAM APRESENTANDO ALGUMAS CONFUSÕES TERMINOLÓGICAS, REALÇANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES. CONTUDO NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SE PERCEBEU QUE ELES TAMBÉM APRESENTAM CONFUSÃO ACERCA DO TEMA, MAS MOSTRAM SABER DO QUE SE TRATA OS TRANSGÊNICOS E QUE ESTÁ PRESENTE NO SEU DIA-A-DIA. POR FIM CONCLUÍMOS, QUE EMBORA O TEMA SEJA IMPORTANTE, EXISTEM POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DE INTRODUZIR ESSES CONTEÚDOS A FIM DE TORNAR, PROFESSORES E ALUNOS MAIS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "TRANSGÊNICOS, ENSINO, REVISÃO SISTEMÁTICA., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID6969_30092020143745.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYSA AZANI" "autor_nome_curto" => "MAYSA AZANI" "autor_email" => "maysa.azani@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }