NAS ÚLTIMAS DÉCADAS OBSERVOU-SE UM GRANDE AVANÇO DE PESQUISAS RELACIONADAS A BIOTECNOLOGIA, PROMOVENDO NOVAS TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DO DNA, SENDO POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE TRANSGENIAS EM PLANTAS E ANIMAIS, A FIM DE SATISFAZER ALGUMAS NECESSIDADES DO SER HUMANO. ALGUMAS DESSAS TÉCNICAS POSSUEM PONTOS POLÊMICOS E POUCO EXPLORADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR ISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A REALIZAÇÃO DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS NO PERÍODO DE 2015-2020 QUE ABORDAVAM O ENSINO SOBRE TRANSGÊNICOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO RESULTADOS OBTIVEMOS TRÊS CATEGORIAS TEMÁTICAS: ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS COMO TEMÁTICA CTS E/OU QSC; DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ABORDAGEM DO TEMA – CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES E CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE TRANSGÊNICOS. NA ANÁLISE DA ABORDAGEM CTS E QSCS, AS AUTORAS INCORPORAM AS ABORDAGENS NO SENTIDO DE DESPERTAR O SENSO CRÍTICO DO ALUNO PARA ATUAR NA SOCIEDADE, RESOLVENDO PROBLEMAS SOCIAIS QUE SE DESPERTA DIANTE DOS AVANÇOS TÉCNICOS-CIENTÍFICOS. NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES VERIFICOU-SE QUE OS MESMOS POSSUEM CONHECIMENTO ACERCA DO TEMA, MAS ACABAM APRESENTANDO ALGUMAS CONFUSÕES TERMINOLÓGICAS, REALÇANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS DOCENTES. CONTUDO NA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SE PERCEBEU QUE ELES TAMBÉM APRESENTAM CONFUSÃO ACERCA DO TEMA, MAS MOSTRAM SABER DO QUE SE TRATA OS TRANSGÊNICOS E QUE ESTÁ PRESENTE NO SEU DIA-A-DIA. POR FIM CONCLUÍMOS, QUE EMBORA O TEMA SEJA IMPORTANTE, EXISTEM POUCAS PESQUISAS ACADÊMICAS, MOSTRANDO A RELEVÂNCIA DE INTRODUZIR ESSES CONTEÚDOS A FIM DE TORNAR, PROFESSORES E ALUNOS MAIS CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ.