É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68363 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2866 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL E SE UTILIZA DO ESTADO DA ARTE DE UMA PESQUISA MAIOR, PARA MAPEAR, A PARTIR DOS PESQUISADORES, A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA PRODUZIDA NO PAÍS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, OFERTADOS EM ESCOLA REGULAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. COM ESSA FINALIDADE, O RECORTE DESSE ESTUDO PROCUROU RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS PESQUISADORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOS ESTUDOS SURDOS SE MOVIMENTAM, NO SENTIDO DE OLHAR E DESCREVER SOBRE QUEM É O ESTUDANTE SURDO E COMO OCORRE SEU PROCESSO FORMATIVO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO? A PESQUISA FOI CONDUZIDA MEDIANTE A COMBINAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DO ESTADO DA ARTE E BIBLIOMÉTRICA, DE NATUREZA DESCRITIVA, ANALÍTICA E INTERPRETATIVA E DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO. VERIFICOU-SE ATRAVÉS DO MAPEAMENTO QUE A REGIÃO NORTE POSSUI O MENOR ÍNDICE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS, O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE INVESTIR NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NESSE CAMPO DE CONHECIMENTO. CONCLUI-SE NESSE ESTUDO QUE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DEMONSTRAM O COMPROMISSO EDUCACIONAL, SOCIAL, CULTURAL, LINGUÍSTICO E POLÍTICO QUE A LIBRAS OCUPA NO MODO DE VIDA, NA PRODUÇÃO DO SUJEITO SURDO E NAS CONDIÇÕES DE INSERÇÃO DO SURDO NO MUNDO DE TRABALHO. E REITERA-SE QUE AS PESQUISAS NÃO FOCARAM A TEMÁTICA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESTUDANTES SURDOS, PROCESSO FORMATIVO, CURSOS TÉCNICOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6768_01102020234340.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA LUZIVAN MOREIRA POLICARPO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLICA" "autor_email" => "lusapoli2@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "5f98a946ce9d2_27102020_201206.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68363 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2866 "inscrito_id" => 6768 "titulo" => "É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDO NO BRASIL: O ESTADO DA ARTE ACERCA DA ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA É SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL E SE UTILIZA DO ESTADO DA ARTE DE UMA PESQUISA MAIOR, PARA MAPEAR, A PARTIR DOS PESQUISADORES, A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACADÊMICA PRODUZIDA NO PAÍS SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO, OFERTADOS EM ESCOLA REGULAR NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. COM ESSA FINALIDADE, O RECORTE DESSE ESTUDO PROCUROU RESPONDER A SEGUINTE PERGUNTA: COMO OS PESQUISADORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOS ESTUDOS SURDOS SE MOVIMENTAM, NO SENTIDO DE OLHAR E DESCREVER SOBRE QUEM É O ESTUDANTE SURDO E COMO OCORRE SEU PROCESSO FORMATIVO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO? A PESQUISA FOI CONDUZIDA MEDIANTE A COMBINAÇÃO DAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS DO ESTADO DA ARTE E BIBLIOMÉTRICA, DE NATUREZA DESCRITIVA, ANALÍTICA E INTERPRETATIVA E DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO. VERIFICOU-SE ATRAVÉS DO MAPEAMENTO QUE A REGIÃO NORTE POSSUI O MENOR ÍNDICE DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS, O QUE REFORÇA A NECESSIDADE DE INVESTIR NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NESSE CAMPO DE CONHECIMENTO. CONCLUI-SE NESSE ESTUDO QUE AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DEMONSTRAM O COMPROMISSO EDUCACIONAL, SOCIAL, CULTURAL, LINGUÍSTICO E POLÍTICO QUE A LIBRAS OCUPA NO MODO DE VIDA, NA PRODUÇÃO DO SUJEITO SURDO E NAS CONDIÇÕES DE INSERÇÃO DO SURDO NO MUNDO DE TRABALHO. E REITERA-SE QUE AS PESQUISAS NÃO FOCARAM A TEMÁTICA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE SURDO EM CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, ESTUDANTES SURDOS, PROCESSO FORMATIVO, CURSOS TÉCNICOS, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID6768_01102020234340.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA LUZIVAN MOREIRA POLICARPO" "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLICA" "autor_email" => "lusapoli2@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "5f98a946ce9d2_27102020_201206.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }