O PRESENTE ARTIGO VISA VERIFICAR OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, REFLETINDO SOBRE OS PRÓPRIOS DESAFIOS QUE PROPOSTAS DE ESTUDIOSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD). A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, PRECISA ACOMPANHAR AS MUDANÇAS TRAZIDAS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), O QUE É ENTENDIDO COMO ADAPTAR-SE AO QUE SE CARACTERIZA COMO ATUAL E AS POSSIBILIDADES OFERECIDAS PELOS RECURSOS TECNOLÓGICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO. EM RELAÇÃO A SUA METODOLOGIA FOI UTILIZADO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E QUALITATIVA. OS AMBIENTES
VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVAS) SÃO FUNDAMENTAIS PARA UM CURSO A DISTÂNCIA, POIS ATRAVÉS DELES É POSSÍVEL ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DE CADA ALUNO. ELES TAMBÉM DÃO SUPORTE À AVALIAÇÃO. SABE-SE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL LIMITA UMA UTILIZAÇÃO MAIS EFICIENTE DESSAS FERRAMENTAS MEDIADORAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM JÁ QUE MAIS IMPORTA CLASSIFICAR O ALUNO COM UMA NOTA
DO QUE MEDIR A QUALIDADE DE SEU APRENDIZADO. ISSO LIMITA AS POSSIBILIDADES DE AVALIAR COM PRECISÃO. É IMPORTANTE QUE HAJA ENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO, PARTICIPAÇÃO, COM O OBJETIVO DE UTILIZAR OS RECURSOS QUE OS AVAS TÊM PARA OFERECER E PROPORCIONAR UMA MELHOR AVALIAÇÃO.