O AVANÇO E A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET, TEM TORNADO O AMBIENTE ONLINE ESPAÇO DE COMUNIDADES PSEUDOCIENTÍFICAS, CHARLATÃES E NEGACIONISTAS. ESTE TRABALHO PARTE DA NOSSA INQUIETAÇÃO: AS CONCEPÇÕES CIENTÍFICAS PÓS-MODERNAS SÃO SUFICIENTES PARA EXPLICAR O MOMENTO HISTÓRICO-SOCIAL EM QUE SE DÁ O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ATUALIDADE? A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO INTRODUZIDA POR LAURENCE BARDIN E DO ESTUDO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO, MAIS ESPECIFICAMENTE DA PÓS-VERDADE. BUSCOU-SE INVESTIGAR CINCO VÍDEOS DE YOUTUBERS QUE ABORDAM TEMAS CONTROVERSOS DA CIÊNCIA EM SEUS CANAIS, COMO FORMA DE IDENTIFICAR COMO OS ELEMENTOS DA PÓS-VERDADE APARECEM NESSES VÍDEOS. FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EM TODOS OS VÍDEOS, ASSUMEM-SE POSTURAS NEGACIONISTA E/OU DISTORCIDAS DA CIÊNCIA E DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, ALÉM DE UMA SELEÇÃO MINUCIOSA DE PALAVRAS E ARGUMENTOS PARA COMPROVAR POSICIONAMENTOS RADICAIS, SUBJETIVOS E PESSOAIS. OS RESULTADOS DESTE TRABALHO SÃO PRELIMINARES E NOS PERMITEM PENSAR EM NOVAS ETAPAS DE PESQUISA PARA ANALISAR COMO O FENÔMENO DA PÓS-VERDADE INTERFERE NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ASSIM COMO INVESTIGAR COMO SE DÁ A RELAÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NUMA SOCIEDADE ALTAMENTE DIGITALIZADA E CONECTADA, COM CONEXÕES E INFORMAÇÕES INSTANTÂNEAS E COMO OS JOVENS ESTUDANTES SE COLOCAM COMO INDIVÍDUOS EM MEIO HÁ UMA INTENSA REDE DE DADOS.