O PRESENTE TRABALHO SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DE CASO DE CARÁTER QUALITATIVO DO MODELO DE AVALIAÇÃO VIVENCIADO PELOS PROFESSORES DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO GUSTAVO BARROSO, LOCALIZADA NO DISTRITO DE NOVA FLORESTA – JAGUARIBE – CEARÁ. NESSE SENTINDO, TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PRÁTICA AVALIATIVA ADOTADA PELOS PROFESSORES DA ESCOLA GUSTAVO BARROSO, TENDO EM VISTA AS CONCEPÇÕES EMPREGADAS, SEUS INSTRUMENTOS, METODOLOGIAS E IMPACTOS DOS RESULTADOS NA MODIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES. PARA ISSO, FOI REALIZADO UM ESTUDO APROFUNDADO DE AUTORES QUE SE DEDICAM À TEMÁTICA, TAIS COMO LUCKESI (1995) (2001) (2006), HAYDNT (2008), MORETTO (2001), FREIRE (1996) (2005), SANT’ANA (1995), ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, FOI REALIZADA A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO AOS PROFESSORES E, A PARTIR DA CONSOLIDAÇÃO DO MESMO, FOI POSSÍVEL ESTABELECER UM PERFIL AVALIATIVO DA ESCOLA. PELOS ACHADOS DA PESQUISA FICOU EVIDENTE QUE OS PROFESSORES COMPREENDEM A AVALIAÇÃO COMO UM MOMENTO DE DIAGNÓSTICO SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A TOMADA DE DECISÃO. NO ENTANTO, NA PRÁTICA, AS METODOLOGIAS DE PROFESSORES, TANTO EM SALA, COMO EM AVALIAÇÕES, SE AFASTAM DAS CONCEPÇÕES E ENTENDIMENTOS ENUNCIADOS POR ELES. ADEMAIS, AINDA PREDOMINA UMA AVALIAÇÃO MAIS QUANTITATIVAS E AO FINAL DO PROCESSO, DO QUE QUALITATIVA E FORMATIVA, ALGO QUE PRECISA SER REVISTO E REFLETIDO PELOS SEGMENTOS ESCOLARES A FIM DE QUE TEORIA E PRÁTICA EDUCACIONAIS CONSIGAM CAMINHAR EM SINTONIA.