O OBJETIVO DA PESQUISA ? ANALISAR O INGRESSO E PERMAN?NCIA DO ALUNO DEFICIENTE VISUAL NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. A METODOLOGIA DO TRABALHO ? DE CUNHO QUALITATIVO, A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA REFLEXIVA COM UM ALUNO DEFICIENTE VISUAL MATRICULADO NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM A PARTIR DO DEPOIMENTO DO ALUNO, SUA HIST?RIA DE VIDA, A ORIGEM DA DEFICI?NCIA E COMO FOI VENCENDO AS DIFICULDADES QUE FORAM APARECENDO DEPOIS DE SUA ENTRADA NA UNIVERSIDADE, APONTANDO A COOPERA??O DOS COLEGAS E DOS PROFESSORES, BEM COMO O APOIO DO N?CLEO DE A??ES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICI?NCIA (NAIPD) POR MEIO DOS T?CNICOS, MATERIAL DID?TICO E AUX?LIO NAS ATIVIDADES DAS DISCIPLINAS CONTRIBUINDO PARA A PERMAN?NCIA E INCLUS?O NO ENSINO SUPERIOR. CONCLUINDO-SE QUE O OBJETIVO DO TRABALHO FOI ALCAN?ANDO, POIS O ALUNADO ESTA SE MANTENDO NO CURSO E EST? DE FATO OCORRENDO A SUA PERMAN?NCIA E INCLUS?O NO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS, SE DANDO POR MEIO DA SUA DETERMINA??O E PERSEVERAN?A, POR PARTE DOS PROFESSORES, DOS COLEGAS E DO (NAIPD) QUE O AMPARA E O INTEGRA NO MEIO ACAD?MICO.