Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, PROFESSOR, ALUNO, TDIC Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68809
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 3666
    "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "COM BASE NAS REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ESTE TEXTO PAUTA-SE NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. LEITURA E ESCRITA PODEM SER CONSIDERADAS COMO PARTE ESSENCIAL DO SABER, UMA VEZ QUE FUNDAMENTAS EM INÚMERAS HABILIDADES, VIABILIZANDO ASSIM A COMPREENSÃO DO OUTRO E DE TUDO QUE O CERCA NO MUNDO, BEM COMO A CONSTRUÇÃO A RESPEITO DA VIRTUALIZAÇÃO DO TEXTO E ATUALIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA COM A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR. AS REFERÊNCIAS TEXTUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS POR ONDE É POSSÍVEL ADQUIRIR E FORMATAR RELATIVOS POSICIONAMENTOS, PROPORCIONANDO A REALIZAÇÃO DO QUESTIONAMENTO A RESPEITO DA POTENCIALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO PENSANTE. PARA A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO OPTOU-SE POR FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM REFERÊNCIAS FEITAS COM BASE EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO TEXTOS PUBLICADOS EM ENDEREÇO ELETRÔNICO E ATRAVÉS DA PESQUISA DOCUMENTAL. TAL ABORDAGEM SURGIU DA NECESSIDADE DE CONHECER MELHOR SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, COMPREENDENDO ASSIM OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. EM DECORRÊNCIA DISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO VERIFICAR O OLHAR DOCENTE COM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES POR ELE DESENVOLVIDAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PROFESSOR, ALUNO, TDIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3666_28082020144159.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELENE GRANJA COSTA CASTRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELENE GRANJA"
    "autor_email" => "joselenegranja@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68809
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 727
    "inscrito_id" => 3666
    "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA"
    "resumo" => "COM BASE NAS REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ESTE TEXTO PAUTA-SE NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. LEITURA E ESCRITA PODEM SER CONSIDERADAS COMO PARTE ESSENCIAL DO SABER, UMA VEZ QUE FUNDAMENTAS EM INÚMERAS HABILIDADES, VIABILIZANDO ASSIM A COMPREENSÃO DO OUTRO E DE TUDO QUE O CERCA NO MUNDO, BEM COMO A CONSTRUÇÃO A RESPEITO DA VIRTUALIZAÇÃO DO TEXTO E ATUALIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA COM A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR. AS REFERÊNCIAS TEXTUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS POR ONDE É POSSÍVEL ADQUIRIR E FORMATAR RELATIVOS POSICIONAMENTOS, PROPORCIONANDO A REALIZAÇÃO DO QUESTIONAMENTO A RESPEITO DA POTENCIALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO PENSANTE. PARA A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO OPTOU-SE POR FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM REFERÊNCIAS FEITAS COM BASE EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO TEXTOS PUBLICADOS EM ENDEREÇO ELETRÔNICO E ATRAVÉS DA PESQUISA DOCUMENTAL. TAL ABORDAGEM SURGIU DA NECESSIDADE DE CONHECER MELHOR SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, COMPREENDENDO ASSIM OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. EM DECORRÊNCIA DISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO VERIFICAR O OLHAR DOCENTE COM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES POR ELE DESENVOLVIDAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, PROFESSOR, ALUNO, TDIC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3666_28082020144159.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELENE GRANJA COSTA CASTRO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSELENE GRANJA"
    "autor_email" => "joselenegranja@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEC - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

COM BASE NAS REFLEXÕES ACERCA DE ESTUDOS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, ESTE TEXTO PAUTA-SE NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. LEITURA E ESCRITA PODEM SER CONSIDERADAS COMO PARTE ESSENCIAL DO SABER, UMA VEZ QUE FUNDAMENTAS EM INÚMERAS HABILIDADES, VIABILIZANDO ASSIM A COMPREENSÃO DO OUTRO E DE TUDO QUE O CERCA NO MUNDO, BEM COMO A CONSTRUÇÃO A RESPEITO DA VIRTUALIZAÇÃO DO TEXTO E ATUALIZAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA COM A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO CONTEXTO ESCOLAR. AS REFERÊNCIAS TEXTUAIS SÃO OS PRINCIPAIS MEIOS POR ONDE É POSSÍVEL ADQUIRIR E FORMATAR RELATIVOS POSICIONAMENTOS, PROPORCIONANDO A REALIZAÇÃO DO QUESTIONAMENTO A RESPEITO DA POTENCIALIDADE DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA CONSTRUÇÃO DE LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO PENSANTE. PARA A REALIZAÇÃO DO PRESENTE ARTIGO OPTOU-SE POR FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, COM REFERÊNCIAS FEITAS COM BASE EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS, BEM COMO TEXTOS PUBLICADOS EM ENDEREÇO ELETRÔNICO E ATRAVÉS DA PESQUISA DOCUMENTAL. TAL ABORDAGEM SURGIU DA NECESSIDADE DE CONHECER MELHOR SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, COMPREENDENDO ASSIM OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. EM DECORRÊNCIA DISSO, FAZ-SE NECESSÁRIO VERIFICAR O OLHAR DOCENTE COM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES POR ELE DESENVOLVIDAS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.