ESTE TRABALHO ENFATIZA O TUTOR COMO UM PROFISSIONAL RESPONS?VEL PELA MEDIA??O DO CONHECIMENTO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE CRIA POSSIBILIDADES PARA QUE O DISCENTE DESENVOLVA, POTENCIALIZE E EDIFIQUE A SUA SABEDORIA. DIANTE DESTA INFORMA??O PRETENDE-SE COM ESSE ARTIGO DISCORRER SOBRE A IMPORT?NCIA DA ATUA??O DO TUTOR COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM, ANALISANDO AS SUAS ATRIBUI??ES MEDIANTE A INSTITUI??O DE ENSINO. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, COMPREENDER COMO O TUTOR DA EAD PROPORCIONA O APRENDIZADO AOS SEUS ESTUDANTES DIANTE DAS SUAS ATRIBUI??ES FAZENDO CORRELA??O A ESTE PROFISSIONAL E A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO. ESTE TRABALHO E DECORRENTE DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA COM AN?LISE QUALITATIVA DO PONTO DE VISTA DE NATUREZA B?SICA E DE REALIZA??O DOS OBJETIVOS EXPLORAT?RIOS BASEADA EM ARTIGOS CIENT?FICOS, LIVROS E PESQUISAS SOBRE A TEM?TICA. NA QUAL O RESULTADO DESTE ESTUDO APONTA QUE O TUTOR DESEMPENHA MAIS DO QUE AS SUAS ATRIBUI??ES DESTINADAS POR LEI, CONTUDO, PERCEBE-SE QUE O SEU PAPEL DEVE SER COMPREENDIDO COMO UM AGENTE INDISPENS?VEL PARA QUE OCORRA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ? DIST?NCIA, UMA VEZ QUE AS SUAS A??ES COLABORAM PARA A CONCRETIZA??O DOS OBJETIVOS DOS CURSOS NA EAD.