NO INÍCIO DO ANO DE 2020, O MUNDO FOI SURPREENDIDO PELA PANDEMIA COVID-19 QUE AFETOU DIVERSOS SETORES, INCLUINDO A EDUCAÇÃO. SEM QUALQUER TIPO DE PREPARO, PROFESSORES EM DIFERENTES ESCOLAS PRECISARAM SE ADAPTAR PARA O MODO DE ENSINO REMOTO. PARTINDO DESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE OS IMPACTOS DESSA MODALIDADE NA VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL DESSES PROFISSIONAIS E ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DO FORMAÇÃO CONTINUADA COM O APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO, PEDAGÓGICO, ÉTICO E POLÍTICO DESSES DOCENTES. A PESQUISA OCORREU ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES RESPONDIDAS POR FORMULÁRIO DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATUANTES NA REDE PÚBLICA E PRIVADA NA ZONA OESTE DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. CONFORME DADOS OBTIDOS DURANTE A PESQUISA, PODEMOS VERIFICAR QUE 70% DOS ENTREVISTADOS POSSUEM MAIS DE 10 ANOS DE DOCÊNCIA E NESSE PERÍODO DE TRABALHO NÃO HAVIAM ENTRADO EM CONTATO COM AULAS REMOTAS (OU EAD), SENDO SEU PRIMEIRO CONTATO DIRETO NA PANDEMIA, DESTA FORMA, A FORMAÇÃO CONTINUADA SE FAZ IMPRESCINDÍVEL DE FORMA CONSTANTE NA VIDA DESSES PROFISSIONAIS.