O PRESENTE TRABALHO BUSCA RELATAR ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NO PROJETO ATELIÊ E
SUAS CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS ENTRE OS MESES
DE MARÇO A SETEMBRO DE 2019, NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL -CEI PROFESSOR JOSÉ
VALDEVINO DE CARVALHO NO MUNÍCIPIO DE FORTALEZA. PARA TANTO QUESTIONA-SE QUAIS AS
CONTRIBUIÇÕES O PROJETO ATELIÊ TROUXE PARA DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM TERMOS
COMPORTAMENTAIS, COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIAIS? PODE-SE AFIRMAR QUE ESTA É UMA
PESQUISA DE CAMPO, DE CUNHO QUALITATIVO E TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR
DAS VIVÊNCIAS OCORRIDAS DURANTE O PERÍODO SUPRACITADO. A MESMO TEVE COMO FONTE
PRINCIPAL DE DISCUSSÃO PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS AS OBSERVAÇÕES
ACERCA DA PARTICIPAÇÃO DESTAS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS, REGISTROS ESCRITOS,
FOTOGRÁFICOS E VÍDEOS CONCEBIDOS DURANTE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES NO ÂMBITO DO
ATELIÊ NO CEI. RESSALTA-SE QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA SÃO 14 CRIANÇAS DA TURMA DO
INFANTIL II B DA REFERIDA INSTITUIÇÃO. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A PESQUISA BUSCOU-SE
ESTUDOS DE LORIS MALAGUZZI (1999) IDEALIZADOR DO PROJETO NA ITÁLIA, VEA VECCHI (1999),
HORN (2007); RAPOPORT E PICCININI (2001); KISHIMOTO (2010); ALÉM DE DOCUMENTOS
OFICIAIS QUE REGEM A EDUCAÇÃO INFANTIL, DENTRE OUTROS. ASSIM COM BASE NO QUE FOI
ESTUDADO E OBSERVADO PODE-SE AFIRMAR QUE O PROJETO ATELIÊ TEVE E AINDA TEM IMPACTOS
POSITIVOS NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS NA MEDIDA EM QUE SE REAFIRMA O
PROTAGONISMO DAS MESMAS EM TUDO O QUE É PROPOSTO NA INSTITUIÇÃO, DESDE A AQUISIÇÃO
DA LINGUAGEM ORAL ATÉ OS ASPECTOS COMPORTAMENTAIS, AFETIVOS, COGNITIVOS E SOCIAIS. TAL
PESQUISA NÃO SE ESGOTA NESSA INVESTIGAÇÃO, VISTO QUE, MUITO SE TEM A CONTRIBUIR PARA
A APRENDIZAGEM DE TODAS AS CRIANÇAS DO CEI E ENVOLVIMENTO DE TODA A COMUNIDADE
ESCOLAR.