ESTE ESTUDO VERSA SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COM ÊNFASE NO CURRÍCULO, COM O INTUITO DE APRESENTAR ALGUNS CONCEITOS CHAVE PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE DÁ A IMPORTÂNCIA DE PLANEJAR E SEGUIR ORIENTAÇÕES DE UM INSTRUMENTO NORTEADOR COMO O CURRÍCULO PROPORCIONA. AO ANALISAR ALGUNS CONCEITOS RELACIONADOS AO PLANEJAMENTO, SE FEZ NECESSÁRIO BUSCAR SUBSÍDIOS PARA RESPONDER AO QUESTIONAMENTO: É POSSÍVEL DESENVOLVER ALGUMA ATIVIDADE COM ÊXITO SEM QUE HAJA UM PRÉVIO PLANEJAMENTO? SABEMOS A IMPORTÂNCIA DE SE PLANEJAR PARA A REALIZAÇÃO DE QUALQUER ATIVIDADE NA NOSSA VIDA, SEJA ELA NO DIA A DIA OU NO ÂMBITO PROFISSIONAL É CLARO, SE TORNA INDISPENSÁVEL NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS. PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DO QUE SEJA O PLANEJAMENTO E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E DO CURRÍCULO, O TRABALHO TEM COMO REFERENCIAL TEÓRICO HOFFMANN E LUCKESI PARA EMBASAR A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO E FORQUIN E SACRISTÃN PARA FUNDAMENTAR O CURRÍCULO. O OBJETIVO AQUI PROPOSTO É A PARTIR DAS IDEIAS DOS AUTORES SUPRACITADOS, APRESENTAR INICIALMENTE QUESTÕES RELACIONADAS AO PLANEJAMENTO GERAL COMO DE ORGANIZAÇÃO FUNDAMENTAL NA VIDA DAS PESSOAS E PRINCIPALMENTE NOS ASPECTOS EDUCACIONAIS, NA AVALIAÇÃO E NO CURRÍCULO. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS, AQUI APRESENTADOS, PODERÃO SUBSIDIAR POLÍTICAS PÚBLICAS LOCAIS E AUXILIAR NA PERCEPÇÃO DA AVALIAÇÃO COMO PROCESSO, BEM COMO A CONSTRUÇÃO CURRICULAR E O PROCESSO AVALIATIVO.