PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NÃO SE RESTRINGE APENAS À MATRÍCULA DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS EM ESCOLA OU TURMA REGULAR COMO UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA PARA DESENVOLVER APENAS SUA SOCIALIZAÇÃO. A INCLUSÃO ESCOLAR ABRANGE A TODOS OS ALUNOS, E SÓ É SIGNIFICATIVA SE PROPORCIONAR O INGRESSO E PERMANÊNCIA COM APROVEITAMENTO ACADÊMICO. ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE À CRIANÇA COM TEA E INVESTIGAR O USO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS ADAPTADAS COMO MEIO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA UTILIZADA É BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, DE NATUREZA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS UMA ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA COM 01 PROFESSORA E UMA AUXILIAR QUE TÊM EM SUA SALA DE AULA ALUNOS COM TEA, EM UMA SALA DE 1ª ANO DA REDE PARTICULAR DO MUNICÍPIO DE TIANGUÁ-CE. OS RESULTADOS APONTARAM QUE, QUANDO O DOCENTE FAZ USO DE ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS COM INTENCIONALIDADE, ELE PROPORCIONARÁ DE FATO AOS SEUS ALUNOS COM TEA UM MAIOR AVANÇO NAS HABILIDADES EDUCACIONAIS.