Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O IMPACTO DO AUMENTO DOS RECURSOS DIGITAIS NA DIDÁTICA DOCENTE- METODOLOGIAS PARA ALÉM DA PANDEMIA.

Palavra-chaves: FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DIDÁTICA, METODOLOGIAS, , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69049
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 5539
    "titulo" => "O IMPACTO DO AUMENTO DOS RECURSOS DIGITAIS NA DIDÁTICA DOCENTE- METODOLOGIAS PARA ALÉM DA PANDEMIA."
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É PARTE DE UM PROJETO DE PESQUISA VINCULADO AO GRUPO DE PESQUISAS EM PRODUÇÃO E VÍDEOS DA UFPEL/RS. TEM POR OBJETIVO APRESENTAR DADOS PARCIAIS, DE UMA PESQUISA REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2020 ENTRE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL/RS, QUE MINISTRAM AULAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO), PARTINDO DO SEGUINTE PROBLEMA: - COMO O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO VEM IMPACTANDO A DIDÁTICA DOCENTE?\r\n
      A COLETA DE DADOS SE DEU ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO CRIADO NO GOOGLE FORMS ENVIADO POR LINK ATRAVÉS DO WHATSAPP. ESSE INSTRUMENTO FOI COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO QUE CINCO DELAS, COM RESPOSTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E A QUESTÃO NÚMERO SEIS FOI A JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO NÚMERO 5. A ANÁLISE DOS DADOS FOI ATRAVÉS DA ANÁLISE QUALITATIVA. OS DADOS PARCIAIS APONTARAM QUE DOS 184 SUJEITOS QUE RESPONDERAM O INSTRUMENTO DE PESQUISA, 142 NÃO UTILIZAVAM RECURSOS DIGITAIS EM SUAS AULAS ANTES DA PANDEMIA, O QUE MUDA SIGNIFICATIVAMENTE, PÓS O MOMENTO DE PANDEMIA EM QUE 164 DOS 184 PESQUISADOS, PASSARAM A UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS DIARIAMENTE.  AS PLATAFORMAS DIGITAIS, A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O WHATSAPP SÃO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NAS AULAS. A MAIORIA DOS PROFESSORES RELATARAM SE AUTOAVALIARAM E A PARTIR DESSA AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE, AMPLIARAM SEUS OLHARES E RESINIFICARAM SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DIDÁTICA, METODOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5539_19092020185257.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MATTOS"
    "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => "5f41a1f54f9e6_22082020_195341.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69049
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1959
    "inscrito_id" => 5539
    "titulo" => "O IMPACTO DO AUMENTO DOS RECURSOS DIGITAIS NA DIDÁTICA DOCENTE- METODOLOGIAS PARA ALÉM DA PANDEMIA."
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É PARTE DE UM PROJETO DE PESQUISA VINCULADO AO GRUPO DE PESQUISAS EM PRODUÇÃO E VÍDEOS DA UFPEL/RS. TEM POR OBJETIVO APRESENTAR DADOS PARCIAIS, DE UMA PESQUISA REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2020 ENTRE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL/RS, QUE MINISTRAM AULAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO), PARTINDO DO SEGUINTE PROBLEMA: - COMO O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO VEM IMPACTANDO A DIDÁTICA DOCENTE?\r\n
      A COLETA DE DADOS SE DEU ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO CRIADO NO GOOGLE FORMS ENVIADO POR LINK ATRAVÉS DO WHATSAPP. ESSE INSTRUMENTO FOI COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO QUE CINCO DELAS, COM RESPOSTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E A QUESTÃO NÚMERO SEIS FOI A JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO NÚMERO 5. A ANÁLISE DOS DADOS FOI ATRAVÉS DA ANÁLISE QUALITATIVA. OS DADOS PARCIAIS APONTARAM QUE DOS 184 SUJEITOS QUE RESPONDERAM O INSTRUMENTO DE PESQUISA, 142 NÃO UTILIZAVAM RECURSOS DIGITAIS EM SUAS AULAS ANTES DA PANDEMIA, O QUE MUDA SIGNIFICATIVAMENTE, PÓS O MOMENTO DE PANDEMIA EM QUE 164 DOS 184 PESQUISADOS, PASSARAM A UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS DIARIAMENTE.  AS PLATAFORMAS DIGITAIS, A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O WHATSAPP SÃO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NAS AULAS. A MAIORIA DOS PROFESSORES RELATARAM SE AUTOAVALIARAM E A PARTIR DESSA AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE, AMPLIARAM SEUS OLHARES E RESINIFICARAM SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, DIDÁTICA, METODOLOGIAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID5539_19092020185257.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:16"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS"
    "autor_nome_curto" => "DANIELA MATTOS"
    "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => "5f41a1f54f9e6_22082020_195341.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO É PARTE DE UM PROJETO DE PESQUISA VINCULADO AO GRUPO DE PESQUISAS EM PRODUÇÃO E VÍDEOS DA UFPEL/RS. TEM POR OBJETIVO APRESENTAR DADOS PARCIAIS, DE UMA PESQUISA REALIZADA ENTRE OS MESES DE MAIO E JUNHO DE 2020 ENTRE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL/RS, QUE MINISTRAM AULAS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º AO 9º ANO), PARTINDO DO SEGUINTE PROBLEMA: - COMO O AUMENTO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIGITAIS NA RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO VEM IMPACTANDO A DIDÁTICA DOCENTE? A COLETA DE DADOS SE DEU ATRAVÉS DE UM INSTRUMENTO DE PESQUISA EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO CRIADO NO GOOGLE FORMS ENVIADO POR LINK ATRAVÉS DO WHATSAPP. ESSE INSTRUMENTO FOI COMPOSTO POR SEIS QUESTÕES, SENDO QUE CINCO DELAS, COM RESPOSTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA SOBRE UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E A QUESTÃO NÚMERO SEIS FOI A JUSTIFICATIVA DA QUESTÃO NÚMERO 5. A ANÁLISE DOS DADOS FOI ATRAVÉS DA ANÁLISE QUALITATIVA. OS DADOS PARCIAIS APONTARAM QUE DOS 184 SUJEITOS QUE RESPONDERAM O INSTRUMENTO DE PESQUISA, 142 NÃO UTILIZAVAM RECURSOS DIGITAIS EM SUAS AULAS ANTES DA PANDEMIA, O QUE MUDA SIGNIFICATIVAMENTE, PÓS O MOMENTO DE PANDEMIA EM QUE 164 DOS 184 PESQUISADOS, PASSARAM A UTILIZAR RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SUAS AULAS DIARIAMENTE. AS PLATAFORMAS DIGITAIS, A PRODUÇÃO DE VÍDEO E O WHATSAPP SÃO OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NAS AULAS. A MAIORIA DOS PROFESSORES RELATARAM SE AUTOAVALIARAM E A PARTIR DESSA AUTOAVALIAÇÃO DOCENTE, AMPLIARAM SEUS OLHARES E RESINIFICARAM SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.