O TRABALHO DOCENTE É SINGULAR E SOFRE INTERFERÊNCIAS DA REALIDADE QUE O CERCA. NO CENÁRIO PANDÊMICO ATUAL, O TRABALHO DOCENTE PASSA POR ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS DESAFIADORAS. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO TRAZ COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO TRABALHO DOCENTE NO CENÁRIO DE PANDEMIA? TENDO COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER QUAIS OS DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DO TRABALHO DOCENTE NO CENÁRIO DA PANDEMIA. CONSISTE EM UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO EXPLORATÓRIO, FOI REALIZADA COM 24 PROFESSORES DAS REDES PÚBLICA E PRIVADA DOS MUNICÍPIOS DE VIÇOSA DO CEARÁ (CE) E PIRIPIRI (PI), POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE A RELAÇÃO ENTRE OS CONDICIONANTES SOCIAIS DE ACESSO A RECURSOS DIGITAIS, TAIS COMO UMA INTERNET DE QUALIDADE E O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS, ESSES SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS, RATIFICANDO QUE AS DESIGUALDADES SOCIAIS REFLETEM NAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS NACIONAIS. NO CONTEXTO DA PESQUISA, A ATIVIDADE IMPRESSA FOI À ESTRATÉGIA MAIS UTILIZADA NO MODELO DE ENSINO REMOTO, MAS PARTE DOS SUJEITOS APRESENTARAM O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO: APLICATIVOS DE REDES SOCIAIS PARA INTERAÇÃO E FEEDBACK, PLATAFORMAS DIGITAIS, ALÉM DE AULAS NÃO PRESENCIAIS ATRAVÉS DE VÍDEO-AULAS GRAVADAS. CONTUDO, FICOU EVIDENTE QUE A MAIOR DIFICULDADE ESTÁ NO ALCANCE DA TOTALIDADE DISCENTE, POR CONTA DA ESCASSEZ DE RECURSOS DOS MESMOS. EM RAZÃO DA DISCUSSÃO E REFLEXÃO PROVOCADAS À LUZ DOS DADOS PRODUZIDOS, ESSE ESTUDO PODE SER RELEVANTE À COMUNIDADE ACADÊMICA E AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, POSSIBILITANDO REPENSAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.