A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL DISCUTIR SOBRE AS DÚVIDAS FREQUENTES NO QUE DIZ RESPEITO À DISLEXIA, BEM COMO O PROCESSO DE FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, DURANTE A APRENDIZAGEM E QUAIS AS ESTRATÉGIAS PSICOPEDAGÓGICAS PODEM SER UTILIZADAS COM O ALUNO DISLÉXICO DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SABEMOS QUE UMA DAS ETAPAS MAIS IMPORTANTE NA VIDA ESCOLAR DE UMA CRIANÇA É A ALFABETIZAÇÃO, POIS APRENDER A LER E ESCREVER É UM DOS OBJETIVOS, MAIS ESPERADOS PELA FAMÍLIA E PELOS PRÓPRIOS EDUCANDOS. ALGUMAS CRIANÇAS PASSAM POR ESSA FASE DE ALFABETIZAÇÃO SEM NENHUMA DIFICULDADE, PORÉM OUTRAS NÃO CONSEGUEM SE APROPRIAR DESSE TIPO DE LINGUAGEM. TRATAREMOS NESTE ARTIGO DA DISLEXIA, QUE É UM DISTÚRBIO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA (NA PRONUNCIA E NA SOLETRAÇÃO) E DA ESCRITA, OCASIONADO POR ALGUMAS FALHAS NO CÉREBRO, RESULTANDO EM UMA LINGUAGEM NÃO COMPREENDIDA. CONTUDO, OS DISLÉXICOS SÃO INTELIGENTES E COM MUITAS HABILIDADES, E É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER ESSES ALUNOS EM SUA SALA DE AULA, TENTANDO EM TODOS OS MOMENTOS DIMINUIR E EVITAR SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO, DEVIDO ÀS DIFICULDADES DESTE INDIVÍDUO EM APRENDER. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE UTILIZOU-SE DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICAS, ATRAVÉS DE LIVROS, REVISTAS E OUTROS DOCUMENTOS RELEVANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA PESQUISA. BUSCAMOS FUNDAMENTOS NOS ESTUDOS DE TEÓRICOS COMO: FERNANDES E PENNA (2008), ABREU (2012), BERGAMINI (2014), ENTRE OUTROS. ASSIM, FAZ SE NECESSÁRIO O APOIO DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR, AJUDANDO A FAMÍLIA, O ALUNO A ENTENDER MELHOR ESSE DISTÚRBIO, E O PROFESSOR A INTERVIR NA SITUAÇÃO, DECIDINDO QUAIS PROCEDIMENTOS DEVEM SER ADOTADOS PARA DIRECIONAR O A CRIANÇA DISLÉXICA.