EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68387 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 3593 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E, QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID3593_21072020201812.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO SANTOS DA SILVA " "autor_nome_curto" => "FÁBIO SANTOS " "autor_email" => "fabiosanttos.s.2010@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68387 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 380 "inscrito_id" => 3593 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL." "resumo" => "A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E, QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID3593_21072020201812.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO SANTOS DA SILVA " "autor_nome_curto" => "FÁBIO SANTOS " "autor_email" => "fabiosanttos.s.2010@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA " "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }