Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68387
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 3593
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL."
    "resumo" => "A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E,  QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A  EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID3593_21072020201812.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO SANTOS DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO SANTOS "
    "autor_email" => "fabiosanttos.s.2010@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA "
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68387
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 3593
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISTRITO DE MONTE CASTELO: DA ALFABETIZAÇÃO À TRANSFORMAÇÃO SOCIAL."
    "resumo" => "A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E,  QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A  EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ESCOLA, TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA12_ID3593_21072020201812.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO SANTOS DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO SANTOS "
    "autor_email" => "fabiosanttos.s.2010@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA "
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E, QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.