A QUEST?O QUE MOTIVOU ESCREVER O PRESENTE ARTIGO FOI A BUSCA POR UMA COMPREENS?O DO LUGAR QUE A ESCOLA OCUPA NA VIDA DOS JOVENS E ADULTOS, ESPECIFICAMENTE NO DISTRITO DE MONTE CASTELO. SABEMOS QUE A EJA SE CONFIGURA NA HIST?RIA DO PA?S DESDE MUITO CEDO, POIS, A IMPLANTA??O DE ESCOLAS QUE POSSIBILITASSEM O ACESSO A PESSOAS QUE N?O TIVERAM OPORTUNIDADE, POR ALGUM MOTIVO AO ENSINO REGULAR NA IDADE APROPRIADA SE FAZIA NECESS?RIO, SENDO, PORTANTO, UMA EDUCA??O INOVADORA E TRANSFORMADORA. DESSA FORMA, O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR SE OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS DISCENTES DA EJA INFLUENCIAM NA TRANSFORMA??O DA VIDA DESSES JOVENS E ADULTOS. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA FOI A OBSERVA??O PARTICIPANTE, SEMPRE ANOTANDO OS FATOS QUE MAIS CHAMARAM A ATEN??O E OBSERVANDO ALGUMAS FALAS E ATITUDES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS DURANTE AS AULAS QUE REVELAVAM PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DA EJA. DIANTE DO QUE FOI ESCRITO, A PESQUISA APRESENTA COMO RESULTADO QUE A EJA ? INDISCUTIVELMENTE UMA EDUCA??O POSS?VEL E NECESS?RIA, OU MELHOR IMPRESCIND?VEL E, QUE O FATO DO ATRASO PARA O INGRESSO NA EDUCA??O FORMAL N?O ? MOTIVO PARA N?O RECOME?AR MESMO QUE TARDIAMENTE, UMA VEZ QUE A EDUCA??O FAZ PARTE DO PROCESSO DE TRANSFORMA??O SOCIAL. ASSIM, PODEMOS CONSIDERAR QUE SER ALUNO DA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS EST? SUJEITO A RESTRI??ES, MAS, TAMB?M A MUITAS POSSIBILIDADES IMPOSTAS PELA CONDI??O SOCIAL ADQUIRIDA A PARTIR DA INCLUS?O NA EJA PASSANDO A CONSIDERAR QUE SER?O LAN?ADOS AO MUNDO APTOS A UMA SOBREVIV?NCIA DIGNA EM SOCIEDADE.