RESUMO:
O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS REFLEXÕES REALIZADAS ENQUANTO DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL. TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NA QUAL ALMEJA-SE RESPONDER A SEGUINTE
QUESTÃO: QUAL A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA REFLEXIVA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE? NESSE
SENTINDO, TEM-SE O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PRATICA REFLEXIVA E SUAS PRINCIPAIS
CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE. A PERSPECTIVA CONCEITUAL DO
PROFESSOR REFLEXIVO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA QUE O PROFESSOR CONSIGA TRILHAR O SEU CAMINHAR
PELA DOCÊNCIA. CAMINHO ESSE, EDIFICADO EM ASPECTOS QUE FAZ DESSE PROFISSIONAL UM SER QUE ESTÁ
EM CONSTANTE PROCESSO DE MUDANÇA. ASSIM SENDO, O PROCESSO DE REFLEXÃO NA PROFISSÃO DOCENTE
VEM DE ENCONTRO COM AS ORIENTAÇÕES DE LEITURA, COM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO E COMPREENSÃO
DOCENTE, BEM COMO FAZ PARTE DE FORMA NOTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR, OU SEJA,
DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO. DESSE MODO, ESTUDOS VÊM DESPERTANDO NOVOS OLHARES EM TORNO DA
PRÁTICA DOCENTE, AO PONTO QUE DEFENDEM A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA INOVADORA, REFLEXIVA E
TRANSDISCIPLINAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DOS MESMOS, PARA UMA POSSÍVEL IMPLICAÇÃO E MELHOR
ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO PLENO E
INTEGRAL DOS ENVOLVIDOS NESSE PROCESSO, EM ESPECIAL AS CRIANÇAS.