Um dos fatores que levam as crianças a terem problemas com o processo de alfabetização nas escolas é o distúrbio de aprendizagem. Dentre os diferentes tipo de distúrbio de aprendizagem relacionado a alterações na linguagem é especificada neste trabalho a dislexia, um déficit no processamento fonológico que afeta a capacidade de associar os sons às letras, prejudicando a leitura e consequentemente a escrita, sendo necessário estimular durante alfabetização o sistema fonológico através de atividades que instiguem a percepção e a memória auditiva, visando a diminuição do impacto da leitura nos disléxicos. Isso pode ser feito mediante a utilização de ferramentas que abrangem as potencialidades do lúdico e que permitem a experimentação e a construção do conhecimento de forma desafiadora, criativa e prazerosa. Mesmo com a variedade de ferramentas disponíveis na web, identificamos por meio desta pesquisa baseada, principalmente na Internet, informações sobre jogos destinados alfabetização de crianças com dislexia. Depois de ancorarmos algumas ferramentas, foi realizada uma análise com intuito de proporcionar maior familiaridade com o problema investigado, a fim de torná-lo explícito, tal análise foi baseada a partir de um estudo de mercado que traçou alguns requisitos de alto nível que serviram como influência para a análise das ferramentas selecionadas, indicando se o requisito foi atendido ou não. Com base nessa análise, concluímos que existe uma carência no mercado de aplicações educacionais aptas para o processo de alfabetização de crianças com dislexia. Atualmente, não existem ferramentas que atendam completamente os requisitos levantados. Assim, esse trabalho contribuiu, a partir de uma visão de mercado, que existe uma necessidade em desenvolver aplicações para estimular o aprendizado de crianças com dislexia.