SILVA, Márcia Fernanda Lopes Da et al.. Formação de professor. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68632>. Acesso em: 05/11/2024 10:35
O PRESENTE ARTIGO TRATA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR POR MEIO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, POIS PERCEBEU-SE QUE FAZ NECESSÁRIO ADQUIRIR COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E CONHECIMENTOS FUNDAMENTAIS PARA O APERFEIÇOAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE. NESTE SENTIDO, O REFERIDO ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR REFLEXÕES ACERCA DA QUALIFICAÇÃO DOCENTE E ANALISAR COMO ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DA FORMAÇÃO NO PERÍODO COMPREENDIDO ENTRE 2013 A 2016. O TRABALHO TOMOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO, AS DISCUSSÕES DE PIMENTA (2000), PERRENOUD (2000), TARDIF (2007) E OUTROS AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA A EFETIVAÇÃO DO ESTUDO EM QUESTÃO, CONSTITUI-SE DE ENCONTROS DE FORMAÇÕES, MONITORAMENTO, SEMINÁRIOS, EXPERIÊNCIA VIVENCIADA, PESQUISAS AS LEGISLAÇÕES EM VIGOR, A OBTENÇÃO DAS COLETAS DE DADOS PARA ANÁLISE FOI FEITA POR MEIO DE RELATÓRIOS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS NA REDE, COMO TAMBÉM TRABALHOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE A QUALIFICAÇÃO DO PROFESSOR É IMPRESCINDÍVEL, POIS O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOCENTE ASSUME PAPEL ESSENCIAL, POR SER ESTE UM MEDIADOR DE APRENDIZAGEM E ISSO OCORRE MEDIANTE A LUTA POR UMA POLÍTICA PÚBLICA NA JUSTIÇA SOCIAL VIA EDUCAÇÃO. CONFORME SE PODE CONSTATAR, A PRÁTICA DO PROFESSOR NECESSITA DE INOVAÇÃO CONSTANTEMENTE. ALÉM DISSO, PRECISA FAZER O MELHOR POSSÍVEL PARA PREPARAR OS ALUNOS PARA REAGIR ÀS MUDANÇAS DO CONVÍVIO SOCIAL E ASSIM PERMANECERÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO FUTURO QUE É PRESENTE. PORTANTO, A QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE POSSIBILITA SUBSÍDIOS PARA O APRIMORAMENTO DE SEU TRABALHO, ISTO É, A EFETIVAÇÃO DE UMA TEORIA APREENDIDA EM UMA PRÁTICA EXERCIDA.