ESTE TRABALHO APRESENTA REFLEXÕES SOBRE ALGUMAS PARTES DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, COM A FINALIDADE DE EXAMINAR COMO A ESCRAVIDÃO NEGRA É APRESENTADA NOS RESPECTIVOS EXEMPLARES ATRAVÉS DAS IMAGENS. TENDO EM VISTA, QUE O NEGRO VEM SENDO RETRATADO EM SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA OU HUMILHAÇÃO AO LONGO DOS ANOS. NO PERCURSO TEÓRICO, PARTINDO DE UM ESTUDO DESCRITIVO COM BASE EM: ANA MARIA MAUAD (1996) E BITTENCOURT (2008), FORAM ANALISADOS O USO DA IMAGEM COMO FONTE HISTÓRICA E SUA ABORDAGEM NO LIVRO DIDÁTICO AO SER ANALISADO E PROBLEMATIZADO O CAPÍTULO DE DUAS OBRAS VOLTADOS AOS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO. ESPERA-SE QUE ATRAVÉS DESTA ANÁLISE E DISCUSSÕES, PESQUISADORES E DOCENTES PERCEBAM A IMPORTÂNCIA DO USO DA IMAGEM ENQUANTO FORMADORA DE UM IMAGINÁRIO QUE PODE SER UM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA IMAGEM DE RESISTÊNCIA E REPRESENTATIVIDADE.