O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING- QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69074 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 1290 "titulo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING- QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA GRANDE ÁREA DE HUMANAS ESPECIFICAMENTE, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO FOI DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E QUALITATIVA COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: A AÇÃO DIAGNÓSTICA E A AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS: NA ETAPA DIAGNÓSTICA FORAM OBSERVADAS DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBTIVERAM-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVE AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA. NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING, METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA ACADÊMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID1290_29022020142811.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONIDES PEREIRA DE SOUZA GUIMARAES" "autor_nome_curto" => "LEONIDES GUIMARÃES" "autor_email" => "leonides04@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69074 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 1290 "titulo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING- QUESTÕES PRÁTICAS NA PRODUÇÃO ACADÊMICA" "resumo" => "O MÉTODO PBL- PROBLEM BASIC LEARNING APRESENTA UMA ESTRUTURA DINÂMICA E SISTÊMICA DO PROJETO DE APRENDIZAGEM INDIVIDUAL. OBJETIVOU-SE COM ESTE ESTUDO, APRESENTAR O CONCEITO, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA PBL-PROBLEM BASIC LEARN NO CONTEXTO EDUCACIONAL DA GRANDE ÁREA DE HUMANAS ESPECIFICAMENTE, ENQUANTO MÉTODO SUFICIENTE AO PROCESSO DE ENSINO E AQUISIÇÃO DE CONCEITOS. PROBLEMATIZOU-SE COM O ESTUDO A SUFICIÊNCIA E INSUFICIÊNCIA DO MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA ACADÊMICA. O ESTUDO FOI DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E QUALITATIVA COMPREENDEU DUAS IMPORTANTES ETAPAS PROCEDIMENTAIS: A AÇÃO DIAGNÓSTICA E A AÇÃO INTERVENTIVA. O LÓCUS FOI A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, COM PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. OBTEVE-SE COMO RESULTADOS: NA ETAPA DIAGNÓSTICA FORAM OBSERVADAS DIFICULDADES EM PRODUÇÃO PESSOAL, ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO E ESTRUTURA DE TEXTOS ACADÊMICOS; NA ETAPA INTERVENTIVA, OBTIVERAM-SE MELHORAS NAS HABILIDADES QUE ENVOLVE AS CATEGORIAS OBJETIVAS, PERMANECENDO DIFICULDADES NAS HABILIDADES SUBJETIVAS E INTERSUBJETIVAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA REFORÇAM A VALIDADE DA APLICAÇÃO DO MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING COMO METODOLOGIA EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO, LEVANDO-NOS AINDA A REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APRIMORAMENTO E EXPERTISE DO PROFISSIONAL QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO E A DIMENSÃO AFETIVA QUE ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E QUE COMPREENDE A MOTIVAÇÃO EPISTÊMICA. NO QUE SE REFERE AOS PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS QUE EMBASAM O MÉTODO PBL, DESTACARAM-SE AUTORES COMO PIAGET (1973; 1982), FREUD (1982 A /1982 B), FLAVEL (1999), AUSUBEL (2003), VYGOTSKY (1991/2001), FREIRE (SUPRACITADO) E BRUNER (1998/2001). SOBRE O MÉTODO, RIBEIRO (2010), SANDHOLTZ; RINGSTAFF; DWYER, (1997) E MUNHOZ (2015)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "MÉTODO PBL - PROBLEM BASIC LEARNING, METODOLOGIA ATIVA, PESQUISA ACADÊMICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA2_ID1290_29022020142811.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONIDES PEREIRA DE SOUZA GUIMARAES" "autor_nome_curto" => "LEONIDES GUIMARÃES" "autor_email" => "leonides04@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE COLUMBIA DEL PARAGUAY" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }