O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE OS RESULTADOS FINAIS DO PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INTITULADO “LINGUÍSTICA GERATIVA: REFLEXÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”. ESSE ESTUDO TEM COMO ESCOPO ANALISAR A FUNÇÃO SINTÁTICA DO COMPLEMENTO NOMINAL, ENQUANTO PRÁTICA PEDAGÓGICA VOLTADA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, NO ÂMBITO EDUCACIONAL DO CENTRO DE ENSINO PAULO VI. VALE RESSALTAR QUE ESSA PESQUISA É FUNDAMENTADA NA GRAMÁTICA GERATIVA, DE NOAM CHOMSKY (1999). PORTANTO, INVESTIGAMOS O ENSINO/APRENDIZAGEM DE SINTAXE DESENVOLVIDO NO CENTRO DE ENSINO PAULO VI E APRESENTAMOS ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES GERATIVISTAS, DE CHOMSKY (1999), PARA MAIOR EFICÁCIA NO ENSINO DO COMPLEMENTO NOMINAL. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO APORTE TEÓRICO OS ESTUDOS DE CHOMSKY (1999), COSTA & BARIN (2003), CRUZ (2013), KENEDY (2013), ALÉM DO RECURSO À FORTUNA CRÍTICA QUE JÁ SE FORMOU EM TORNO DA TEMÁTICA EM QUESTÃO.