A LINGUAGEM É UM CAMINHO VASTO QUE SE MULTIPLICA E RE/CRIA FACETAS SURPREENDENTES. PARA REGISTAR ESSES PEQUENOS INSTANTES, PORÉM RIQUÍSSIMOS EM DETALHES E CONTEÚDOS, A LITERATURA DISPÕE DE VÁRIOS GÊNEROS, ENTRE ELES, A CRÔNICA. ESTA PESQUISA INVESTIGOU O GÊNERO CRÔNICA, PRESENTE NO LIVRO "TUDO É LINGUAGEM" (2009), SENDO AS DUAS OBRAS ESCOLHIDAS PARA ANÁLISE: ACONTECEU ALGUMA COISA (CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE) E OS JORNAIS (RUBEM BRAGA). DE PROVEITO DIDÁTICO, A CRÔNICA SE APRESENTA COMO UM GÊNERO MUITO MAIS AMPLO, COM TEXTOS QUE TRAFEGAM POR AMPLOS CAMINHOS QUE DIALOGAM COM DIVERSOS TEMAS CONCEITUAIS DO COTIDIANO, DO SOCIAL E DO CULTURAL. A FUNDAMENTAÇÃO BASEIA-SE EM TEÓRICOS/ESTUDIOSOS COMO: CÂNDIDO (1993), MARCONI E LAKATOS (2003), HALMENSCHLAGER (2005), NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS, 1997) E NO LIVRO DIDÁTICO TUDO É LINGUAGEM, DE ANA BARGATTO, TEREZINHA BERTIN E VERA MARCHERI (2009). OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE AS CRÔNICAS POSSUEM COMPONENTES PROPÍCIOS PARA AGUÇAR O SENSO CRÍTICO DO LEITOR, ENRIQUECER O PONTO DE VISTA DO ALUNO E PROPORCIONAR UMA MAIOR REFLEXÃO ACERCA DE DIVERSOS CONTEXTOS, TRAZENDO TEXTOS QUE PODEM SERVIR DE BASE PARA DIVERSAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO A MÚLTIPLOS ASSUNTOS.